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*De São Francisco

A inteligência artificial generativa vem impactando tanto a forma como vivemos e interagimos com o mundo, que às vezes é até difícil acreditar que sua evolução ganhou força há apenas alguns meses. Motivada pelo sucesso ChatGPT, a tecnologia caiu rápido na boca do povo e colocou corporações de tecnologia em todo o mundo em uma corrida para dominar o mercado.

“Acho que ninguém está pronto para a IA”, disparou Marc Benioff, CEO da Salesforce, em conversa exclusiva com jornalistas realizada na última quinta-feira (14), durante o evento Dreamforce. “Todas as áreas da economia estão lutando [para acompanhar] o que vimos nos últimos seis ou nove meses. Há 1 ano, ninguém estava onde estamos hoje; o mundo mudou e estamos em um território completamente novo, que é incrível e oferece diversas oportunidades”, disse.

A principal delas, segundo o executivo, é o surgimento de novos empreendedores. “Milhares de companhias foram criadas apenas nos últimos nove meses, com uma onda de investimento no venture capital ao mercado perceber que essas companhias realmente escalam e avançam rapidamente”, afirmou. Como exemplo, ele cita a Hugging Face, que há cerca de 1 mês levantou US$ 235 milhões em uma rodada série D de investidores como a própria Salesforce e outras gigantes como Google, Amazon e Nvidia.

O executivo reconhece que todo o ecossistema precisa se movimentar para agarrar os potenciais do que muitos já vêm chamando de nova revolução no mundo dos negócios. “Tento inspirar as pessoas a olharem para os modelos e as tecnologias para construir a próxima grande empresa. Muitos softwares da nossa indústria precisam ser reescritos – é o que estamos fazendo com nossos produtos, e todos deveriam fazer também”, avaliou.

O desafio é fazer isso com responsabilidade. “A grande questão é construir uma solução que seja segura e confiável para cumprir com o que nossos clientes vão exigir”, disse Benioff. O líder da Salesforce revela que, embora a inteligência artificial esteja no topo da lista de prioridades dos CEOs em todo o mundo, 52% dos consumidores não confiam que a tecnologia seja segura. O receio em relação à tecnologia é o que ele chama de “trust gap”, ou lacuna de confiança, que deve ser endereçada pelas companhias para evitar alucinações (quando a IA entrega fatos, respostas ou informações falsas), vieses e conteúdos tóxicos.

“Estamos diante de uma oportunidade que não acontece com muita frequência. Aconteceu com as redes sociais, com os dispositivos móveis e agora está acontecendo com a IA. Veremos algumas grandes novas empresas e tecnologias surgirem”, prevê Benioff. O otimismo fez com que a gigante de CRM aumentasse o tamanho de seu fundo de investimentos em startups de IA, o Generative AI Fund, de US$ 250 milhões para US$ 500 milhões.

*A jornalista viajou a convite da Salesforce

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