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A Vendah, startup que criou um app de revenda para democratizar o ecommerce, acaba de captar uma nova rodada de investimentos. Depois de levantar, em 2021, um pré-seed de R$ 8,5 milhões liderado pela Maya Capital, a companhia agora anuncia um seed de R$ 12 milhões.

O novo aporte teve a participação da Y Combinator, além de contar com outros nomes significativos no board de investidores, como Goodwater e Domo Invest. Participam, ainda, anjos estratégicos nos Estados Unidos, Índia e China. 

“Desenhamos esta nova rodada para termos a opção de atingir o breakeven, mas a prioridade é crescer para captar uma série A. Queremos manter nossa taxa de crescimento de dois dígitos ao mês, melhorando os economics do negócio”, afirma o cofundador e CEO da Vendah, Luis Felipe Franco, em conversa com o Startups. Segundo ele, a projeção é de crescer cinco vezes este ano, comparado a 2022.

O foco no crescimento inclui planos de expansão para outros Estados do Sudeste, provavelmente em 2024. Com atuação até agora focada em São Paulo e Grande SP, baixada santista e algumas cidades do interior do Estado, a Vendah deve chegar ao Rio de Janeiro e Belo Horizonte, num primeiro momento.

Renda para trabalhadoras informais

O mercado de venda direta no Brasil é promissor. No ano passado, foram R$ 45 bilhões gerados pela venda direta de produtos e serviços no Brasil, segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD).

Atenta ao potencial desse nicho, a Vendah se propõe a oferecer um modelo de negócios mais atrativo e acessível a esse público. Mais de 30 mil revendedoras informais garantiram renda extra (ou a principal)  por meio do modelo de negócio proposto pela startup.

A companhia oferece, hoje, uma plataforma com mais de 700 itens para casa, cozinha, decoração e bebês, com tíquete médio baixo. Um dos atrativos é que a revendedora não precisa investir adquirindo uma cota mínima de produtos ou um kit para demonstração. 

A empreendedora escolhe na plataforma da Vendah os itens que quer revender e divulga as fotos dos produtos em suas redes sociais, recebendo em casa com frete grátis e comissão na conta – entre 15% e 20% – em 2 dias úteis.

Conforme explica Luis, a Vendah compra direto de importadores e distribuidores e se pluga ao estoque dos parceiros. À medida que os produtos são vendidos, são levados ao centro de distribuição da startup, que envia para a revendedora pedidos acumulados de 4 a 5 dias, sendo ela a responsável por fazer a venda final. 

“Com isso jogamos nossos custos logísticos lá embaixo e ainda conseguimos oferecer frete grátis às revendedoras, garantindo liberdade financeira e democratizando o ecommerce, nosso principal propósito”, finaliza.

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