A 100 Open Startups, plataforma internacional de conexão entre corporações e startups, acaba de divulgar o Ranking TOP Ecossistemas 2023, que integra a premiação do Ranking 100 Open Startups. A categoria reconhece os atores do ecossistema brasileiro que mais apoiam startups e corporações, dividindo os vencedores em três grupos: TOP Ecossistemas – Entidades Privadas, TOP Ecossistemas – Sistema S, Entidades Públicas, Sindicais e Patronais, e TOP Ecossistemas Regionais.
A companhia, que realiza o levantamento anualmente, mapeou 925 agentes de ecossistema, tendo como critério a quantidade de empresas premiadas no Ranking 100 Open Startups 2023 que reconheceram a contribuição da instituição em suas trajetórias. “Nosso levantamento aponta a importância da contribuição direta de um ou mais agentes do ecossistema na evolução das startups”, afirma Bruno Rondani, criador do Ranking e fundador da 100 Open Startups, em nota.
Segundo a 100 Open Startups, a quantidade de atores com quem as startups se relacionam tem impacto em seus resultados de open innovation. O levantamento mostra que as startups que se destacaram no ranking têm, em média, 6 atores reconhecidos em sua trajetória, enquanto as não premiadas possuem cerca de 2 atores em suas trajetórias.
As modalidades de atores de ecossistema que mais impactaram as open startups são Hub&Coworkings (26%), Aceleradoras (14%), Associações/Fundações (11%), Consultorias (10%), Universidade/ICT (9%) e Órgãos da Gestão Pública (8%). Também foram mapeados Incubadoras (5%), Eventos, Mídia e Portais (4%), Órgãos da Gestão Pública – Estrangeiro (3%), Programas Abertos para Startups (3%), Sistema S (3%), Comunidade (3%) e Câmara de Comércio (2%).
Cerca de 75% dos atores são privados, e eles são responsáveis pela maioria dos apoios (64%). Outros 25% dos atores são do Sistema S, Entidades Públicas, Sindicais e Patronais. Os Estados com mais atores reconhecidos são São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Em relação às categorias de startups mais impactadas por agentes do ecossistema, destacam-se inteligência artificial, big data, produtividade, Internet das Coisas (IoT) e IndTechs.
Ranking TOP Ecossistemas 2023
A primeira colocada da lista TOP Ecossistemas – Entidades Privadas é a Amcham, entidade que ajuda empresas e empreendedores a fazer negócios, por meio de comitês de apoio, reuniões de relacionamento, fóruns, seminários, webinars, entre outros. Ela conquistou a 1ª posição pelo terceiro ano consecutivo. Em seguida, está o Cubo, hub de inovação e empreendedorismo idealizado pelo Itaú e pelo fundo Redpoint eventures, e a AgTech Garage, hub de inovação com foco no agronegócio.
No Ranking TOP 10 Ecossistemas – Sistema S, Entidades Públicas, Sindicais e Patronais, o grande vencedor foi o FIEMG Lab. O 2º e 3º lugar ficou com InovAtiva Brasil e SEBRAE, respectivamente. Já o Ranking TOP Ecossistema Regional premiou os agentes do ecossistema TOP 1 em 12 Estados brasileiros: Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
Veja, a seguir, os atores selecionados pelo TOP Ecossistemas 2023:
- Top Ecossistemas – Entidades Privadas
- Amcham
- Cubo
- AgTech Garage
- inovabra
- AHK Brasil
- Beta-i
- Endeavor
- Instituto Caldeira
- Liga Ventures
- Distrito
- Quintessa
- ACATE
- Neo Ventures
- Troposlab
- Trutec
- ACE
- BrazilLAB
- Mining Hub
- SlingHub
- Plug and Play
- Pulse Hub
- Darwin Startups
- Instituto Hélice
- Conexo
- Base 27
- TOP Ecossistemas – Sistema S, Entidades Públicas, Sindicais e Patronais
- FIEMG Lab
- InovAtiva Brasil
- SEBRAE
- Startup Outreach Brasil
- FINDESLAB
- Conecta Startup Brasil
- SENAI
- BNDES
- HUB MG
- SEED – MG
- TOP Ecossistemas Regional
— TOP 1 Ecossistema Amazonas: Manaus Tech Hub
— TOP 1 Ecossistema Bahia: Inovamais
— TOP 1 Ecossistema Distrito Federal: Cotidiano Aceleradora
— TOP 1 Ecossistema Espírito Santo: FINDESLAB
— TOP 1 Ecossistema Mato Grosso: Agrihub
— TOP 1 Ecossistema Minas Gerais: FIEMG Lab
— TOP 1 Ecossistema Paraná: HotMilk
— TOP 1 Ecossistema Pernambuco: Porto Digital
— TOP 1 Ecossistema Rio de Janeiro: Sai do Papel
— TOP 1 Ecossistema Rio Grande do Sul: Instituto Caldeira
— TOP 1 Ecossistema Santa Catarina: ACATE
— TOP 1 Ecossistema São Paulo: Cubo