fbpx
Compartilhe

A 100 Open Startups, plataforma internacional de conexão entre corporações e startups, acaba de divulgar o Ranking TOP Ecossistemas 2023, que integra a premiação do Ranking 100 Open Startups. A categoria reconhece os atores do ecossistema brasileiro que mais apoiam startups e corporações, dividindo os vencedores em três grupos: TOP Ecossistemas – Entidades Privadas, TOP Ecossistemas – Sistema S, Entidades Públicas, Sindicais e Patronais, e TOP Ecossistemas Regionais.

A companhia, que realiza o levantamento anualmente, mapeou 925 agentes de ecossistema, tendo como critério a quantidade de empresas premiadas no Ranking 100 Open Startups 2023 que reconheceram a contribuição da instituição em suas trajetórias. “Nosso levantamento aponta a importância da contribuição direta de um ou mais agentes do ecossistema na evolução das startups”, afirma Bruno Rondani, criador do Ranking e fundador da 100 Open Startups, em nota.

Segundo a 100 Open Startups, a quantidade de atores com quem as startups se relacionam tem impacto em seus resultados de open innovation. O levantamento mostra que as startups que se destacaram no ranking têm, em média, 6 atores reconhecidos em sua trajetória, enquanto as não premiadas possuem cerca de 2 atores em suas trajetórias.

As modalidades de atores de ecossistema que mais impactaram as open startups são Hub&Coworkings (26%), Aceleradoras (14%), Associações/Fundações (11%), Consultorias (10%), Universidade/ICT (9%) e Órgãos da Gestão Pública (8%). Também foram mapeados Incubadoras (5%), Eventos, Mídia e Portais (4%), Órgãos da Gestão Pública – Estrangeiro (3%), Programas Abertos para Startups (3%), Sistema S (3%), Comunidade (3%) e Câmara de Comércio (2%).

Cerca de 75% dos atores são privados, e eles são responsáveis pela maioria dos apoios (64%). Outros 25% dos atores são do Sistema S, Entidades Públicas, Sindicais e Patronais. Os Estados com mais atores reconhecidos são São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Em relação às categorias de startups mais impactadas por agentes do ecossistema, destacam-se inteligência artificial, big data, produtividade, Internet das Coisas (IoT) e IndTechs. 

Ranking TOP Ecossistemas 2023

A primeira colocada da lista TOP Ecossistemas – Entidades Privadas é a Amcham, entidade que ajuda empresas e empreendedores a fazer negócios, por meio de comitês de apoio, reuniões de relacionamento, fóruns, seminários, webinars, entre outros. Ela conquistou a 1ª posição pelo terceiro ano consecutivo. Em seguida, está o Cubo, hub de inovação e empreendedorismo idealizado pelo Itaú e pelo fundo Redpoint eventures, e a AgTech Garage, hub de inovação com foco no agronegócio.

No Ranking TOP 10  Ecossistemas – Sistema S, Entidades Públicas, Sindicais e Patronais, o grande vencedor foi o FIEMG Lab. O 2º e 3º lugar ficou com InovAtiva Brasil e SEBRAE, respectivamente. Já o Ranking TOP Ecossistema Regional premiou os agentes do ecossistema TOP 1 em 12 Estados brasileiros: Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Veja, a seguir, os atores selecionados pelo TOP Ecossistemas 2023:

  • Top Ecossistemas – Entidades Privadas
  1. Amcham
  2. Cubo
  3. AgTech Garage
  4. inovabra
  5. AHK Brasil
  6. Beta-i
  7. Endeavor
  8. Instituto Caldeira
  9. Liga Ventures
  10. Distrito
  11. Quintessa
  12. ACATE
  13. Neo Ventures
  14. Troposlab
  15. Trutec
  16. ACE
  17. BrazilLAB
  18. Mining Hub
  19. SlingHub
  20. Plug and Play
  21. Pulse Hub
  22. Darwin Startups
  23. Instituto Hélice
  24. Conexo
  25. Base 27
  • TOP Ecossistemas – Sistema S, Entidades Públicas, Sindicais e Patronais
  1. FIEMG Lab
  2. InovAtiva Brasil
  3. SEBRAE
  4. Startup Outreach Brasil
  5. FINDESLAB
  6. Conecta Startup Brasil
  7. SENAI
  8. BNDES
  9. HUB MG
  10. SEED – MG
  • TOP Ecossistemas Regional

— TOP 1 Ecossistema Amazonas: Manaus Tech Hub

— TOP 1 Ecossistema Bahia: Inovamais

— TOP 1 Ecossistema Distrito Federal: Cotidiano Aceleradora

— TOP 1 Ecossistema Espírito Santo: FINDESLAB

— TOP 1 Ecossistema Mato Grosso: Agrihub

— TOP 1 Ecossistema Minas Gerais: FIEMG Lab

— TOP 1 Ecossistema Paraná: HotMilk

— TOP 1 Ecossistema Pernambuco: Porto Digital

— TOP 1 Ecossistema Rio de Janeiro: Sai do Papel

— TOP 1 Ecossistema Rio Grande do Sul: Instituto Caldeira

— TOP 1 Ecossistema Santa Catarina: ACATE

— TOP 1 Ecossistema São Paulo: Cubo

LEIA MAIS