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A edtech Alura completa esta semana 10 anos ensinando tecnologia no país. Para celebrar a data, a startup está lançando a primeira escola de inteligência artificial do Brasil. O objetivo da companhia é tornar o uso de IA aplicada acessível em todas as áreas de atuação, impulsionando carreiras com o aprendizado em ferramentas desta categoria.

De início, serão disponibilizados cerca de 15 cursos, com previsão de chegar a 55 até o fim do ano. Além disso, estudantes do plano Pro poderão contar com a ajuda de uma IA, a Luri, que apoiará tirando dúvidas sobre as aulas com exemplos práticos, seja na revisão de trabalhos, criação de planos de estudo e correção de exercícios. A Luri utiliza a API da OpenAI, criadora do ChatGPT, sendo treinada dentro do contexto dos cursos da Alura.

 “A IA já é uma realidade, por isso queremos promover uma compreensão mais ampla das suas capacidades e limitações, visando potencializar a eficiência e produtividade em diferentes setores por meio da automação de tarefas repetitivas e demoradas”, afirma Paulo Silveira, CEO e cofundador da Alura, em nota.

As novas formações da escola de IA chegam para compor a lista de mais de 1.400 cursos da empresa, que trazem 800 mil estudantes ativos. Dentre os cursos disponíveis estão: “ChatGPT com Excel: usando a IA como assistente”; “Inteligência Artificial Generativa: Midjourney e ChatGPT”; “Machine Learning: utilizando o ChatGPT como assistente”; “Como utilizar as IAs para geração de imagens”, entre outros.

Unidades de negócios

Atualmente, o ecossistema da Alura é composto pelas seguintes unidades de negócios: Alura Para Empresas, que apoia organizações com soluções de desenvolvimento de pessoas em tech; Alura Start, focada em lifelong learning e educação básica para os anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio; Alura Latam, que expande a atuação da companhia para a América Latina; Alura Língua, plataforma de cursos online de idiomas; e Casa do Código, uma editora de livros de tecnologia e inovação.

A partir de 2021, a edtech também expandiu seu portfólio via aquisições. A primeira foi a compra da PM3, escola voltada para a formação de pessoas na área de gestão de produtos digitais. No ano seguinte, a aquisição da Faculdade de Informática e Administração Paulista (FIAP), que deu origem ao programa de pós-graduações “Pós Tech”, que oferece cursos 100% digitais nas áreas de Desenvolvimento, Cibersegurança e Dados.

“As pessoas não estão mais escolhendo carreiras em tecnologia, mas sim a tecnologia está entrando em nossas carreiras”, acrescenta Paulo.

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