Em janeiro, noticiamos aqui no Startups a rodada de R$ 11,2 milhões que a Layers Education levantou com o plano de unificar startups do ecossistema de educação. Agora em março, a edtech já fez o seu primeiro movimento, adquirindo a Simplifica, por um valor não divulgado.
Segundo destaca a Layers em nota, a compra chega como um impulso para a marca ganhar presença no segmento de ensino superior. De acordo com a edtech, o plano é unir a expertise da Layers na integração de sistemas escolares com a experiência de duas décadas do Ecossistema Simplifica em soluções para instituições de ensino superior.
“A aquisição foi feita com o intuito de trazer o conhecimento do Simplifica para a Layers a fim de acelerar nosso crescimento no ensino superior. Vamos oferecer inovações e ferramentas ao mercado para que o aprendizado dos estudantes seja priorizado”, declara o CEO da Layers Education, Danilo Yoneshige.
Lyceum, Elos, AR – Realidade Aumentada, B42, ENG, Gomining, Obi.tec, Realize, Workalove, Juristta, Lexp, Dreamshaper, D2L, Fala Education, Your Access e Foreducation são algumas das edtechs participantes do Ecossistema Simplifica.
Com a aquisição, a Layers Education tem a meta de atender 50 universidades até o fim de 2023. Atualmente, a plataforma da Layers já é utilizada por cerca de mil escolas no país.
“Nosso objetivo é conectar universidades com empresas de tecnologia de ponta, para solucionar as dores de forma personalizada. Também temos parceiros com referência em ;consultoria, mentoria, formação continuada para gestores de instituições, entre outros serviços e vamos unir forças, a fim de otimizar a atuação dessas instituições”, explica Fernanda Furuno, fundadora do Ecossistema Simplifica.
Dinheiro no caixa
O aporte de R$ 11,2 milhões recebido pela Layers em janeiro veio de uma rodada seed liderada pelo Endurance, com participação de SQUARE Knowledge Ventures, Faber-Castell Ventures e dos investidores-anjo Rodrigo Dantas (Vindi), Paulo Silveira (Alura) e Lincoln Ando (IdWall).
A companhia transacionou R$ 48 milhões de janeiro a outubro de 2021 e, agora, quer aumentar o volume em mais de 200% até o fim do ano. Quando anunciou o aporte, a companhia afirmou que seu plano é aumentar a presença nacional para 3.000 escolas – hoje são 600 instituições e 11 redes de ensino, entre elas o Grupo Marista, a Rede SESI e o Colégio Objetivo.
Em entrevista ao Startups na época do anúncio do aporte, Danilo Yoneshige já tinha adiantado que M&As estavam na mesa para os planos de crescimento, o que já foi colocado em movimento com a aquisição do Simplifica.