A Realize, edtech com ferramentas para otimizar a produção de conteúdo à distância (EAD), acaba de concluir a sua primeira rodada de investimentos. O aporte, de aproximadamente R$ 1,4 milhão, foi liderado pela plataforma Investidores.vc e concluído em menos de dois meses com a participação de 48 investidores do pool.
Fundada em 2020 por Isabella Stulp e Gustavo Quirino, a Realize oferece uma solução para que as instituições de ensino criem seus conteúdos online em escala e disponibiliza ferramentas para o gerenciamento do processo produtivo, armazenamentos dos conteúdos, diagramação do material didático e integração com qualquer LMS (Sistema de Gestão de Aprendizagem)/AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). Atualmente, o negócio atende grandes clientes como Grupo Ânima, Cogna e Vitru Educação.
“Ao longo dos anos, conseguimos evoluir bastante o produto, passando a atender toda a esteira de produção, não apenas uma parte como no início. Hoje, somos capazes de solucionar mais problemas, trabalhando em conjunto com os clientes e entendendo suas dores, urgências e resolvendo essas questões”, afirma Isabella, em entrevista ao Startups.
Com o valor captado, a startup pretende expandir suas áreas de marketing e vendas, além de aprimorar o produto. Sem abrir números específicos, Isabella afirma que a projeção é triplicar a Receita Recorrente Anual (ARR) do negócio nos próximos 18 meses, crescendo 80% até o fim do ano.
“Sempre quis que a primeira rodada da Realize acontecesse quando a empresa estivesse realmente preparada e com um plano para o que fazer com o investimento. Não queria captar por estar quebrando e precisar do dinheiro urgentemente. Então, tivemos o cuidado de atingir o breakeven, mostrar que o negócio é sustentável e entender onde seria necessário colocar o dinheiro para que o negócio crescesse. Fizemos todo esse trabalho e agora, para dar o próximo grande passo, fomos atrás do investimento”, explica Isabella.
Segundo Amure Pinho, fundador do Investidores.vc, o principal atrativo da Realize para os investidores foi a percepção startup diante das dores e das oportunidades do mercado de ensino à distância. “O Investidores.vc já tinha uma história legal de investimento no setor da educação ao fazermos o exit da Gama Academy, no início da pandemia. Mas não tínhamos nos posicionado de novo no setor depois disso, e muitas coisas mudaram no mercado desde então”, pontua.
O executivo destaca que, embora o EAD tenha contribuído para a descentralização e a democratização do acesso à educação, a popularização do ensino à distância criou novos desafios para o mercado. “Começaram a surgir outras ineficiências. A qualidade do conteúdo se tornou um desafio diante da densidade de ofertas, e as empresas estão buscando formas de se diferenciar neste cenário. Para isso, precisam criar conteúdos de qualidade, que gere engajamento e faça a diferença na vida do aluno. Além disso, precisam gerenciar o processo e entregar uma excelente experiência. Estamos caminhando para um novo ciclo de inovação no EAD com foco em qualidade, absorção e retenção, e Realize visa resolver justamente isso”, avalia.