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Com 21 anos de história acelerando os negócios e simplificando a vida de empresas e pessoas em todo o mundo, a Docusign já não quer ser vista apenas como uma plataforma de assinatura digital de documentos. Recentemente, a companhia expandiu sua atuação ao lançar uma nova categoria de software na nuvem, o Intelligent Agreement Management (Gerenciamento Inteligente de Acordos), com uma suite de aplicações com foco no gerenciamento de acordos inteligentes.

Batizada de Docusign IAM, a nova plataforma visa transformar o modo de criar, formalizar e gerenciar contratos e seus processos relacionados. O intuito é ajudar empresas de todos os tipos a acelerar o ciclo de revisão dos documentos e transformar dados em insights para aumentar a eficiência, reduzir riscos e ampliar a geração de valor dos acordos firmados.

“Acordos e contratos são o coração do negócio. É ali onde encontramos alguns dos dados mais valiosos de cada companhia, mas também os menos explorados”, afirma Christiano Lucena, diretor geral da Docusign para a América Latina. Uma pesquisa da Deloitte encomendada pela Docusign revela que quase US$ 2 trilhões são desperdiçados na economia global a cada ano devido a práticas inadequadas de gestão de contratos e custos de sistemas nas organizações. O estudo indica que as empresas ainda dependem de soluções alternativas manuais para os acordos, o que leva a grandes perdas de produtividade ao longo do tempo.

“Normalmente, os contratos são assinados e ficam parados em uma gaveta ou pasta eletrônica, e as companhias não fazem quase nada com aquelas informações. Vendas são atrasadas por conta da burocracia, negócios são postergados pela demora de negociação, fornecedores não cumprem com as obrigações contratuais. Tudo isso gera custo financeiro, tempo jogado fora e perda de oportunidades. Por isso, decidimos olhar para esse mercado de maneira diferente e mudar a forma como as companhias fazem acordos”, pontua Christiano.

Com a nova plataforma, a Docusign passa a atuar em todo ciclo de vida dos contratos, da criação do acordo até a assinatura e a gestão dos documentos. A solução é alimentada por recursos de inteligência artificial capazes de analisar dados dos acordos e gerar insights e oportunidades estratégicas para os negócios, além de automatizar os processos para otimizar os fluxos de trabalho.

Christiano Lucena, diretor geral da Docusign para a América Latina
Christiano Lucena, diretor geral da Docusign para a América Latina (Foto: Divulgação)

Geração de valor

Segundo o Christiano, o mercado internacional da Docusign (que inclui os países fora da América do Norte) cresce a uma taxa maior do que o mercado global da companhia. “No primeiro trimestre, 28% da receita total da Docusign veio do mercado internacional. Na América Latina, mais especificamente, vemos que há uma demanda latente pelas soluções e seguimos com boas expectativas de crescimento e do impacto que podemos gerar na região”, afirma.

No ano passado, a Docusign criou um hub no Brasil para aperfeiçoar a área de sucesso do cliente. “É um hub que atende a América Latina e outros países de fora, mostrando o comprometimento da Docusign em olhar para o mercado brasileiro e latino-americano. A ideia é não só fomentar o crescimento esperado, mas também ter um hub de conhecimento, tecnologia e desenvolvimento, impulsionado por um time que faz a diferença para o negócio da Docusign globalmente”, destaca Christiano.

Sem muitos detalhes, o executivo revela que desde o lançamento do IAM as conversas com os clientes têm sido “ótimas”, ultrapassando as expectativas locais. “As prioridades da Docusign no Brasil estão alinhadas com as globais, com três grandes pilares de foco”, pontua. O plano é investir na inovação do produto, otimizar rotas omnichannel de mercado e aumentar a eficiência financeira e operacional.

A Docusign não revela dados de sua projeção de crescimento. No entanto, Christiano diz que as “perspectivas são animadoras” do ponto de vista do consumo de nova solução. “Há muito interesse e demanda pelos problemas que o IAM resolve. Então, as expectativas são altas.

A nova fase da Docusign vem acompanhada de uma mudança de marca, com atualização do logotipo, renovação da paleta de cores e revisão do sistema de ícones. Segundo a companhia, o objetivo é criar uma identidade que vá além da representação da assinatura eletrônica, demonstrando o compromisso da empresa em tornar cada etapa do processo de gestão de acordos mais inteligente, dinâmica e conectada. Atualmente, a Docusign conta com mais de 1,5 milhão de clientes e 1 bilhão de usuários distribuídos em mais de 180 países.

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