Estratégia

Wash Me amplia modelo de negócio e entra em franquias

Estratégia visa apoiar a expansão e força da marca a nível nacional, com planos de faturar R$ 15 milhões em 2024

Frota
Frota (Foto: Canva)

A Wash Me, startup especializada em gestão de lavagem ecológica e estética automotiva para frotas, está expandindo sua atuação para o modelo de franquias a nível nacional. Fundada em 2019, a empresa está presente em 17 Estados e possui mais de 140 pontos em operação, que poderão contar com qualquer um dos quatro modelos de franquias – boa parte já integradas a grandes empresas como Localiza, Ambev, Prosegur e Movida.

“O modelo de franquias vai nos ajudar na expansão, capilarização e força da marca”, afirma João Vitor Salvatori, fundador e CEO da Wash Me, em entrevista exclusiva ao Startups. “Nosso foco é atender grandes corporações que tenham mais de mil veículos e frotas a nível nacional. No entanto, há muita oportunidade com os players pequenos, um segmento que conta com muitos veículos no Brasil”, avalia o executivo.

Com o tempo, a Wash Me entendeu que, hoje, possui um amplo conhecimento do mercado e tem a capacidade de repassar toda essa expertise para um franqueado. Na prática, isso permitirá que a startup expanda entre players menores sem desviar a sua atenção dos gigantes do mercado. “O franqueado terá toda a força da marca Wash Me para capilarizar a operação pelo país, inclusive em cidades ou estados onde hoje não estamos olhando com tanta prioridade”, explica João.

Na prática, a Wash Me oferece quatro modelos de franquia: B2C, Micro Franqueado, Franqueado Padrão e Franqueado Regional, com investimentos iniciais que variam de R$ 15 mil a R$ 200 mil. Um dos diferenciais que a startup propõe aos parceiros é a possibilidade de evoluir o negócio entre os modelos. Ou seja, é possível investir o valor que mais faz sentido para o empreendedor em um determinado momento e depois expandir para alcançar públicos e receitas maiores. 

Outra vantagem, segundo o CEO da startup, é o repasse ao franqueado. “A Wash Me trabalha com uma cobrança de taxa em cima dos serviços prestados, mas no modelo atual temos uma certa ineficiência tributária. Com as franquias, conseguimos uma eficiência maior, o que nos permite diminuir a parte que fica com a Wash Me, repassando uma maior quantia para o franqueado”, destaca.

Além da lavagem, a startup oferece um aplicativo de controle e gestão para que os clientes acompanhem todos os serviços a serem realizados. A empresa fica responsável pela parte comercial e pelo fechamento de contratos, permitindo que o franqueado foque na operação em si, que já se inicia faturando com clientes estabelecidos, e oferece todo o suporte técnico e administrativo para que os parceiros atuem com excelência, incluindo um treinamento presencial e, dependendo do modelo de franquia, três dias de consultoria in loco.

João Vitor Salvatori, fundador e CEO da Wash Me
João Vitor Salvatori, fundador e CEO da Wash Me (Foto: Divulgação)

Projeções de crescimento

A Wash Me está nos preparativos finais para colocar o modelo de franquias no ar (ou melhor, na estrada), com a expectativa de lançá-lo oficialmente no mês que vem. Segundo João, a ideia é fechar com até 30 franqueados neste primeiro ano – um número que ele mesmo considera conservador, porém necessário. “Queremos fazer uma seleção mais rigorosa. O franqueado estará representando a Wash Me, e queremos ter certeza de quem escolhemos como parceiros. A pessoa tem que ter paixão pelo que faz, além de conhecimento e fit com o modelo de negócio”, explica.

O negócio, que até então atuava exclusivamente no modelo de parcerias, pretende manter o formato anterior, mas deve priorizar as franquias a partir de agora. A projeção é faturar mais de R$ 15 milhões em 2024, em contrapartida dos quase R$ 12 milhões registrados no último ano. “Já somos uma empresa geradora de caixa e queremos continuar neste caminho com crescimento eficiente ao invés da expansão a qualquer custo”, considera o CEO.

Desde a sua fundação, a Wash Me recebeu apenas um investimento. O aporte de R$ 1 milhão foi feito no fim de 2021 por um fundo cujo nome não foi divulgado. Agora, já lucrativa, a empresa não está em busca de novas captações. Utilizando produtos biodegradáveis e apenas um copo d’água por veículo, a startup já lavou mais de 850 mil veículos, entre carros e caminhões, economizando mais de 175 milhões de litros de água e tendo poupado a emissão de aproximadamente de 1,3 toneladas de CO2 com a lavagem in loco, sem precisar deslocar as frotas.