Café com Growth

Café com Growth debate estruturação do CRM na era da IA

Durante o bate-papo, foi apontado que, com dados suficientes ou desorganizados, a IA acaba por fazer um approach errado

Leitura: 3 Minutos
Edição de agosto de 2025 do Café com Growth
Edição de agosto de 2025 do Café com Growth (Imagem: Giulia Frazão/Startups)

O Startups reuniu, nesta terça-feira (19), cerca de 20 executivos para um café da manhã e um bate-papo sobre estruturação do CRM na era da IA. A edição de agosto do Café com Growth foi realizada no Learning Village, em São Paulo, e contou com o patrocínio da HubSpot e mediação de Luiz Mota, Growth Specialist da empresa.

Como já é de costume dos Cafés do Startups, o evento começou por volta das 9h, recebendo os convidados com lanchinhos e bebidas. Posteriormente, os executivos se sentaram na sala ao lado, onde puderam assistir uma pequena palestra e debater sobre a estruturação do CRM (sigla em inglês para ‘Gestão de Relacionamento com o Cliente’) em meio ao crescimento do uso de inteligência artificial e da importância de organizar dados.

Convidados foram recebidos com uma mesa de café da manhã repleta de lanches e bebidas (Imagem: Divulgação)

Dados desestruturados e IA

Durante a mediação de Luiz Mota, o executivo enfatizou que a inteligência artificial deve ser utilizada para alavancar a capacidade operacional, mas, para isso acontecer da melhor forma, é preciso estruturar os dados para que a IA possa interpretar da forma correta. “Hoje, quando falamos sobre dados no geral, temos a impressão de que 80% deles são desestruturados”, estimou.

Segundo ele, uma opção para contornar o problema seria de utilizar a própria HubSpot, que consegue identificar onde é necessário tomar ações para começar a estruturar os dados. Luiz também apontou que o melhor CRM é aquele que melhor se adapta ao seu dia a dia.

Gustavo Brigatto, CEO do Startups e Luiz Mota, Growth Specialist da HubSpot
Gustavo Brigatto, CEO do Startups e Luiz Mota, Growth Specialist da HubSpot (Imagem: Divulgação)

Ainda de acordo com o Growth Specialist da HubSpot, quando você não tem dados suficientes ou desorganizados, a IA acaba por fazer um approach errado. “É que nem educar uma criança”, comparou.

Gustavo Brigatto, CEO do Startups, também entrou no assunto, comparando com uma gaveta de meias, sendo necessário compartimentar e organizar certas partes.

Para ele, além do conteúdo, encontros como esse são uma oportunidade de conexão e troca de ideias. “Um momento de desconectar da rotina e refrescar as ideias em conversas com quem também vive desafios semelhantes. É uma forma de tangibilizar a proposta do Startups de movimentar o ecossistema e gerar resultados”, disse.