O Startups reuniu, nesta quinta-feira (26), no Cubo, em São Paulo, especialistas da área de tecnologia no Café com CTO’s, realizado com o apoio da ABFintechs e patrocínio da Veriff.
Entre cafés e lanchinhos, a manhã contou com a presença de mais de 30 convidados e um debate com Carlos Augusto de Oliveira, fundador de Certdox e diretor executivo ABFintechs, Sergio Costantini, sócio da Odgers Berndtson e conselheiro da ABFintechs, e Tiago Piassum, CEO e fundador da Rivool Finance. A mediação foi de Julia Monteiro, senior account executive da Veriff. Como manda o protocolo dos Cafés do Startups, o encontro também teve espaço aberto para a participação dos presentes, que fizeram perguntas e compartilharam experiências.
Compliance foi 1º tema do Café
O evento começou abordando o tema compliance (conjunto de procedimentos internos para manter a companhia em linha com as normas vigentes), tratado como algo em constante transformação.
Em meio ao debate, os participantes destacaram que o compliance está cada vez mais complexo e deixou de ser apenas uma obrigação, com a possibilidade de usá-lo de forma estratégica dentro das empresas.
Concorrência, inovação e fraudes
A roda também discutiu que as soluções financeiras mais tradicionais têm enfrentado o desafio de adotar rapidamente as novas demandas de compliance. Sendo assim, contar com profissionais que não compreendem as exigências do setor pode representar uma perda de oportunidades e espaço para a concorrência.
Além disso, há uma percepção de que o Brasil, apesar das dificuldades, é um país inovador, e apresenta uma entrada mais “permissiva” para o estrangeiro.
Os especialistas também demonstraram um certo “positivismo” em meio a um problema recorrente: fraudes. O Brasil é considerado especialista no tema, o que demanda das empresas uma postura inovadora para proteger seus clientes.
Inteligência artificial
O tema da inteligência artificial também ganhou espaço no evento. Segundo os palestrantes, apesar do entusiasmo que a tecnologia tem despertado, ainda é difícil encontrar executivos preparados para lidar com ela. Isso porque há escassez de mão de obra qualificada e nem sempre as empresas sabem como se comunicar com a IA de forma eficiente.
Ainda assim, a inteligência artificial já começa a ser utilizada para ganhos internos, como redução de custos operacionais e melhoria de processos. A maioria dos participantes enxerga que é mais fácil começar por dentro, otimizando recursos e aumentando a eficiência, mas há quem já esteja testando soluções externas também. Mesmo assim, os casos de sucesso no Brasil ainda são poucos, segundo os participantes.
O Café com CTO’s faz parte da série de eventos do Startups que conectar profissionais de áreas específicas, promovendo trocas genuínas sobre os desafios de suas jornadas. A próxima edição, marcada para o dia 19 de agosto, vai reunir CMO’s para um encontro exclusivo sobre estratégias de Go-to-Market e Growth. O Café com Growth tem da HubSpot.
Confira a galeria de fotos a seguir com os melhores momentos do evento: