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De autorama a quadra de tênis: as estratégias por trás das ativações no Febraban Tech

Iniciativas são uma estratégia clara das empresas para atrair visitantes, gerar conversas e criar conexões de valor durante o Febraban Tech

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Stand QI Tech durante o Febraban Tech 2025
Stand QI Tech durante o Febraban Tech 2025 (Imagem: Divulgação)

Quem passou pelo Febraban Tech 2025 talvez tenha se perguntado se estava mesmo em um dos maiores eventos de tecnologia e inovação do setor financeiro ou em um parque de diversões corporativo. Em meio a debates sobre IA generativa, open finance e cibersegurança, o que também chamou atenção foram as ativações nos estandes: teve quadra de tênis, de basquete, autorama, robô humanoide e até sessão de massagem.

Mais do que chamar a atenção, essas iniciativas fazem parte de uma estratégia clara das empresas para atrair visitantes, gerar conversas e, claro, criar conexões de valor. Em um evento com centenas de expositores disputando a atenção de um público altamente qualificado, proporcionar experiências sensoriais ou interativas virou uma forma eficaz de se destacar – e, mais do que isso, de estabelecer um primeiro ponto de contato com possíveis clientes.

Por trás de cada ativação, há objetivos bem definidos: reforçar posicionamento, tangibilizar produtos de tecnologia muitas vezes abstratos, gerar lembrança de marca e até medir impacto em tempo real.

Conversamos com quatro marcas que apostaram nessas experiências imersivas para entender o que está por trás das ações: da expectativa de conversão à construção de marca, passando pelo velho (e ainda necessário) networking olho no olho.

Confira, a seguir:

Oracle

Stand da Oracle no Febraban Tech 2025 (Imagem: Divulgação)

A Oracle investiu em uma ativação que combina elementos de velocidade, dados e inteligência artificial para destacar sua atuação no setor de tecnologia. O estande contou com um humanoide, símbolo do investimento contínuo da empresa em inteligência artificial e automação, e um “videogame” (simulador) da Oracle Red Bull Racing, iniciativa que remete à parceria entre as duas marcas.

Segundo Janaina Tobita, Diretora de Marketing para Oracle Brasil, a ativação foi pensada para gerar engajamento com o público, provocando “impacto, conexão emocional e conversas relevantes”. A empresa afirma que experiências como essa reforçam o papel da Oracle como parceira estratégica na jornada de inovação de seus clientes. 

QI Tech

Bolas de tênis no stand da QI Tech no Febraban Tech 2025
Bolas de tênis no stand da QI Tech no Febraban Tech 2025 (Imagem: Divulgação)

A QI Tech apostou em uma ativação que reforça sua cultura de alta performance e atendimento de excelência: uma quadra de tênis com o desafio do saque mais rápido. Por trás dessa escolha, está o desejo de destacar a importância de uma equipe ágil e precisa, que acompanha o cliente desde a preparação, passando pela execução, até o pós-jogo, garantindo maiores chances de sucesso em toda a jornada.

O tênis, esporte que carrega um certo glamour e desperta bastante interesse no público brasileiro, foi a estratégia para transmitir os valores da empresa. “Agilidade e precisão são fundamentais para entregas de primeira classe, com SLA quase em tempo real, e esses são os nossos maiores diferenciais no mercado”, explica Luis Felipe Cunha, sócio da QI Tech

A ativação atendeu às expectativas da fintech desde o primeiro dia, com filas de pessoas interessadas e grande movimentação ao longo do evento. “O engajamento esperado foi conquistado desde o início. As pessoas gostaram muito da experiência e conseguimos nos conectar com um grande número de clientes atuais e potenciais, então dá para dizer que a ativação foi um grande sucesso”, avalia o executivo.

Essa não é a primeira vez que a QI Tech aposta no esporte como estratégia para transmitir seus valores e sua cultura. Em 2024, a startup levou uma ativação de golfe ao Febraban Tech e, segundo Luis Felipe, a experiência passada, somada à deste ano, reforça a excelência que a empresa busca oferecer aos clientes. “Hoje temos um grupo financeiro com uma SCD e uma DTVM 100% operacionais, além de 60 produtos e serviços que acompanham os clientes durante toda a jornada do crédito. Conseguimos utilizar a Febraban Tech para fortalecer a experiência e a entrega de primeira classe que a QI pode oferecer”, pontua.

BMP

O BMP, por sua vez, apostou em um ecossistema que resumisse as ações em cada parte do estande: business (área comercial), multimedia (área de conteúdo) e play (área de ativação). O intuito foi fazer uma jogada com a sigla da instituição financeira e construir um significado para a ação de cada parte do estande. Confira a divisão:

Business (comercial)

Focada em conversão de negócios e relacionamentos, a área comercial continha mesas e cadeiras para os interessados se sentarem.

Área de business do stand do BMP no Febraban Tech 2025
Área de business do stand do BMP no Febraban Tech 2025 (Imagem: Giulia Frazão/Startups)

Multimídia (conteúdo)

A área multimídia contou com um grande painel onde eram apresentados conteúdos feitos pela instituição.

Área de multimedia
Área de multimídia (Imagem: Giulia Frazão/Startups)

Play (ativação)

Por fim, a área de play – a mais chamativa do stand. Com uma pequena quadra de basquete, a ativação fez sucesso a ponto de criar filas no entorno do stand.

Área de "play" contou com uma quadra de basquete
Área de “play” contou com uma quadra de basquete (Imagem: Giulia Frazão/Startups)

A ideia veio da história Carlos Eduardo Benitez, atualmente CEO do BMP e ex-jogador de basquete. O executivo atuava nas quadras há cerca de 35 anos, mas acabou deixando o esporte após um período em que, segundo ele mesmo, desistiu de voltar à forma e retomar a carreira.

Essa desistência, que até hoje considera um incômodo, tornou-se um ponto de virada – e também de reflexão — em sua trajetória pessoal e profissional. “Talvez todo o meu esforço, a minha resiliência na empresa, tudo que eu construí, está vinculado à fraqueza que eu tive em determinado momento”, disse o CEO em entrevista.

Segundo Carlos Eduardo Benitez, a relação com o esporte começou a se refletir na marca ainda em 2018, quando percebeu que elementos como estratégia, foco e resiliência – comuns tanto no basquete quanto no mundo dos negócios – poderiam ajudar a comunicar os valores da BMP.

A ideia deu certo, a ponto da empresa começar a adotar a famosa “quadra de basquete do BMP” nos eventos. Neste ano, foram distribuídas duas mil bolas no Febraban Tech — parte de um lote de mais de quatro mil, importado para todas as ativações de 2025.

Delphix

Stand da Delphix contou com um autorama
Stand da Delphix contou com um autorama (Imagem: Giulia Frazão/Startups)

A Delphix chamou atenção com um autorama, aquele clássico circuito de corrida em miniatura. Segundo Flavia Lauletta, Gerente de Marketing para a América Latina, a escolha estava longe de ser aleatória.

A startup, especializada em soluções de mascaramento e virtualização de dados, buscava uma forma lúdica de traduzir seu slogan: agilidade com segurança de ponta a ponta.  “A ideia foi criar uma conexão direta entre a nossa solução e a experiência no estande”, afirma a Gerente de Marketing. “A proposta da Delphix é mostrar que, por estarem anonimizados, os dados estão seguros e, por terem sido virtualizados, se tornam ágeis. O autorama transmite justamente essa noção de velocidade”, explica.

Mais do que divertir, a ativação foi pensada como um chamariz para atrair visitantes ao estande e, a partir daí, apresentar a solução da empresa. “A gente sempre procura trazer atrações que as pessoas se interessem”, comenta Flavia Lauletta.

O engajamento do público foi reforçado com sessões de happy hour e conversas olho no olho. No estande, além do autorama, a empresa contou com especialistas disponíveis para esclarecer dúvidas e apresentar a solução aos interessados. “Mesmo quem não tiver interesse na solução vai lembrar da Delphix e de que se divertiu conosco”, destaca.

Na prática, a empresa mede os resultados da ação considerando diferentes níveis de interação, desde o número de pessoas que visitaram o estande e participaram da atração até o volume de reuniões realizadas e demonstrações ao vivo. A partir desse primeiro funil, os leads mais promissores avançam para novas etapas de conversa e negociação. “Tudo começa com atrair interesse, e o autorama é uma dessas formas”, resume a executiva.

Por que disputar os holofotes no Febraban Tech?

Com números recordes, o Febraban Tech é uma espécie de “vitrine” para empresas que querem se posicionar como inovadoras e estratégicas no mercado. Nos três dias da edição de 2025, o evento atraiu 58 mil visitas e contou com 271 expositores.

Para as marcas, as ativações criativas funcionam como porta de entrada para conversas e, até mesmo, conversões em negócios. Estar no Febraban Tech é mais do que marcar presença: é disputar espaço em um palco onde se discutem temas como o futuro do setor financeiro, inovação e tecnologia.