A Gramado Summit está pronta para recomeçar, para dar um reset. O evento realizado em um dos destinos turísticos mais famosos do Rio Grande do Sul mudou equipe, mudou data e também está mudando um pouco de seu direcionamento para se destacar no cenário nacional de eventos. Segundo o fundador e CEO Marcus Rossi, o plano é ser mais do que um evento de inovação, empreendedorismo ou marketing. “Somos um evento sobre futuro”, dispara.
É assim que a Gramado Summit se apresenta para sua edição 2025, com o slogan “Conecte-se com o extraordinário em você”. O evento, que está marcado para os dias 4, 5 e 6 de junho do ano que vem, foi divulgado oficialmente em um pré-lançamento no Instituto Caldeira, em Porto Alegre.
Em conversa com o Startups, Marcus Rossi admitiu que 2024 foi um ano de expansão, mas ao mesmo tempo de desafios para a Gramado Summit. O evento que em sete edições colocou a serra gaúcha na agenda nacional de eventos de empreendedorismo e inovação fez a sua primeira edição internacional, mas também se viu “esmagado” na agenda entre outros dois nomes grandes: o South Summit (em Porto Alegre) e o Web Summit Rio.
Agora com a data em julho, o plano da Gramado Summit é não disputar atenção com outros eventos, e também aproveitar a proximidade com o inverno para “turbinar” o potencial turístico do evento.
“Se alguns eventos querem disputar agenda, tudo bem. Eu vou pra junho, vamos fazer o nosso trabalho, e o inverno gramadense é uma delícia. É possível fazer um calendário que o mesmo comprador de ingresso, o mesmo patrocinador, ele consiga participar de todas essas feiras. E eu acho super positivo.”, dispara Marcus.
Perguntado sobre o público esperado para a edição 2025 da Gramado Summit, Marcus diz que sua meta não é ficar competindo em números com outros eventos. Por exemplo, o South Summit anotou 23 mil em 2024, e o Web Summit Rio anotou 34 mil, enquanto a Gramado Summit ficou com 15 mil (em 2023 foram 10 mil).
Pode ser que a meta não seja competir, mas de qualquer maneira, o plano é crescer. “Queremos 20 mil pessoas para o ano que vem”, revela Marcus.
Aproximando empreendedores e grandes empresas
Segundo o CEO da Gramado Summit, o plano para 2025 é se firmar como um evento para discussão de tendências e troca de ideias, um conceito que foi testado na edição feita recentemente em Punta Del Este. Aliás, dois palcos que foram criados para a edição da Gramado Summit no Uruguai voltarão em Gramado em 2025: os palcos Divergente e Convergente.
São palcos onde o plano é reunir pensadores e executivos de grandes empresas para debater tendências do mercado e da tecnologia, um deles trazendo temas que estão em voga (convergente) e outros que desafiam as tendências do momento (divergente).
“Quando a gente adota a ideia de que existe um palco convergente com grandes marcas falando sobre futuro, e um palco divergente onde diferentes ideias tentam construir um futuro, a gente tem um norte, que o futuro é a maior bandeira da Gramado Summit“, explica Marcus.
Entretanto, toda essa visão não se sustenta sem patrocinadores e sem nomes de peso – e um dos principais focos de Marcus e sua equipe para 2025 é trazer mais empresas grandes para o palco e estandes em Gramado. Dois nomes de porte já estão a bordo, como o Grupo Boticário e Magazine Luíza, que além de ser parceira do evento, levará Luiza Trajano como palestrante.
Além disso, quem também entra oficialmente como co-realizador do evento em 2025 é o Governo gaúcho, por meio de sua Secretaria Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia – a titular da pasta Simone Stulp chegou a participar do evento de lançamento.
Entretanto, Marcus quer anunciar mais grandes empresas nos próximos meses, o que segundo ele ajudará no “embalo” para outras frentes. “Gerando esse buzz para conectar empreendedores e grandes empresas, os outros vem junto”, avalia Marcus, citando fundos e investidores, um público que não compareceu com tanto peso na edição 2024.