Os luxuosos corredores e auditórios do The Venetian, em Las Vegas, recebem mais uma edição do re:Invent, evento da Amazon Web Services (AWS) que reunirá mais de 60 mil participantes de todo o mundo entre 2 e 6 de dezembro. Anualmente, a conferência explora as tendências, lançamentos e inovações em computação em nuvem para entusiastas da tecnologia. Este ano, mais do que nunca, a AWS reforça sua parceria com startups, destacando as oportunidades de transformar mercados, aumentar a produtividade e aprimorar a experiência do usuário.
“Startups são a essência da inovação”, afirma Tiffany Bloomquist, head de startups e general manager da AWS para o Japão e Ásia-Pacífico. “São elas que estão mudando o rumo da tecnologia. Estamos comprometidos em apoiar startups em todo o mundo para garantir que elas alcancem todo o seu potencial. Acreditamos que essas empresas serão as grandes corporações do futuro, e é nosso papel ajudá-las em suas jornadas”, pontua.
Esse compromisso está no centro da estratégia da AWS para apoiar o ecossistema de startups, com um foco especial nas que trabalham com IA generativa. “A inteligência artificial está transformando a maneira como serviços essenciais são oferecidos e impactam a qualidade de vida globalmente”, ressalta Tiffany, citando soluções para promover a sustentabilidade e democratizar o acesso à saúde.
Ela destaca que a AWS vem apoiando empreendedores há mais de 20 anos, desde equipes iniciantes até grandes unicórnios do setor. “É muito provável que você já tenha interagido com um de nossos clientes. Se já usou o Canva, assistiu a uma série na Netflix ou ficou em um Airbnb, saiba que essas startups foram construídas na AWS”, explica. A AWS apoia ainda muitas outras startups, desde pequenas equipes até jovens empreendedores com grandes ideias para o futuro. “Estamos profundamente comprometidos em apoiar startups, pois acreditamos no valor único que elas oferecem ao promoverem inovações que geram um ciclo virtuoso, inspirando as próximas gerações.”
Iniciativas para startups
Por meio do programa Activate, lançado em 2013, a AWS já forneceu mais de US$ 6 bilhões em créditos e serviços para 280 mil startups globalmente. No entanto, o apoio vai além da infraestrutura técnica. “Precisamos endereçar os principais desafios enfrentados pelas startups. Muitos dos nossos clientes destacam que a maior dificuldade é continuar crescendo. Isso envolve expandir além dos mercados de origem e escalar suas ideias. Por isso, é essencial ajudá-los a identificar quais mercados priorizar, diferenciar seus produtos e expandir suas redes de forma eficiente e sustentável.”
Este ano, a AWS selecionou 80 startups para participar do Global Generative AI Accelerator (GAIA), programa que apoia o desenvolvimento de soluções em inteligência artificial. A iniciativa faz parte do compromisso de US$ 230 milhões da AWS para acelerar a criação de aplicativos em todo o mundo. Durante o programa de 10 semanas, os participantes receberam mentoria de especialistas técnicos e de negócios, além de até US$ 1 milhão cada em créditos da AWS para criar, treinar, testar e lançar suas soluções de IA generativa.
A AWS também oferece oportunidades como um marketplace para startups listarem seus produtos e acessarem novos consumidores, além do programa AWS ISV Accelerate, que visa impulsionar novos negócios e acelerar os ciclos de vendas, conectando provedores independentes de software (ISVs) à equipe de vendas da AWS, que atende milhões de clientes ao redor do mundo.
“Também temos o Programa AWS Global Startup, para empresas em estágio intermediário ou avançado, e um programa de competência para startups, que permite que elas conquistem uma certificação oficial da AWS”, acrescenta Tiffany.
O apoio da AWS às startups é um compromisso em todos os níveis da organização, incluindo a alta liderança. Antes mesmo do re:Invent, o CEO da Amazon, Andy Jassy, já havia destacado o desejo da empresa de operar como as maiores startups do mundo, com foco constante em inovação, responsabilidade, tomada de decisões rápidas e um forte senso de colaboração.
“Para uma startup, o momento da inovação é sempre agora, e elas querem agir rapidamente — e nós adoramos isso. Elas nos desafiam e nos impulsionam a inovar, garantindo que estamos ajudando a contar histórias que fazem a diferença. Estamos empenhados em garantir que nossas startups recebam o suporte necessário. Consideramos um privilégio trabalhar com essas novas empresas e estamos ansiosos para apoiar a construção do futuro”, conclui Tiffany.
*A jornalista viajou a convite da AWS