
A cidade do Rio vai receber healthtechs de todo o Brasil de 5 a 7 de novembro para o evento fisweek25, que reunirá cerca de 10 mil participantes no ExpoRio Cidade Nova para discutir inovação, criatividade e tendências da saúde. Até o momento, 156 startups estão confirmadas no evento, um aumento de 20% em relação à edição do ano passado. Além disso, são esperados entre 15 e 20 fundos de venture capital, que se unem a executivos, lideranças, governos, reguladores, empresas e academia, no que a organização tem chamado de “Rock in Rio da Saúde”.
“É um evento de comunidade, que fala de futuro e é feito pelo ecossistema de saúde. Não existe nada parecido. A fisweek vai se tornar cada vez mais o Rock in Rio da Saúde”, afirma Rodrigo Vilar, CEO e co-fundador da Iniciativa FIS, comunidade do ecossistema de saúde que organiza o evento.
O tema de bem-estar e longevidade ganhou destaque na edição deste ano, com 32 startups desse setor confirmadas (contra 25 no ano passado). Segundo Manuela Melo, diretora de Marketing da Iniciativa FIS e CEO da fisweek25, o assunto também estará presente nos painéis, que irão além da questão tecnológica para discutir também as mudanças socioculturais em torno da temática de wellness.
Além disso, o evento vai promover atividades voltadas para o bem-estar, como corridas na Lagoa dias 6, 7 e 8, às 6h30, além de uma coffee party para animar os participantes antes da abertura dos painéis.
“O bem-estar é uma tendência mundial, a nova geração cada vez mais preza por experiências saudáveis, trocando a noite pelo dia. E isso fala com o setor como um todo. Quem olha só para startups assistenciais está perdendo o bonde”, aponta Rodrigo.
A fisweek25 mapeou a participação de 60 startups de tecnologia neste ano, além de 17 voltadas para hospitais e clínicas, 9 de educação e pesquisa, 6 para dispositivos médicos, 6 farmacêuticas, 5 de consultoria, 5 de medicina diagnóstica e 5 de cannabis – setor que também está em expansão.
Outros segmentos de startups que estarão presentes no evento são home care (3), operadoras e autogestões (3), seguros e benefícios (3), diálise (1) e insumos (1).
Das 156 startups confirmadas, 55 são de São Paulo e 37 do Rio de Janeiro. Entre os estados mais representativos estão ainda Rio Grande do Sul (18), Santa Catarina (11) e Pernambuco (10), onde há hubs de inovação consolidados.
“A gente preza muito pela experiência, por trazer coisas novas, um repertório novo. O público é bastante diverso, diferente do que se vê em eventos de saúde mais tradicionais. Teremos painéis específicos sobre creators e nossos parceiros também estão trazendo experiências novas”, diz Manuela.
A CEO da fisweek25 conta que haverá um espaço para vacinação, em parceria com a prefeitura do Rio, além de um longe para adoção de animais.
Os recursos arrecadados com a venda de ingressos para a fisweek25 serão doados para três instituições sem fins lucrativos. A Casa de Lázaro, um abrigo de cães no Méier, que levará os animais para adoção, além da Fundação Pró-Coração (FundaCor), em Laranjeiras, que oferece programas de ensino e pesquisas com foco na área cardiovascular, e O Cultural, no Encantado, que desenvolve ações como formação e capacitação comunitária e atendimento em saúde.