
O ano de 2024 foi marcado por desastres ambientais ao redor do mundo. No Brasil, as enchentes no Rio Grande do Sul deixaram cidades debaixo d’água durante dias, com milhares de desabrigados e 183 mortes. Quase um ano após a tragédia, o South Summit Brazil 2025 retorna ao cais de Porto Alegre, região mais afetada pelas inundações na capital, e traz o tema da sustentabilidade como destaque entre os mais de 50 keynotes e painéis confirmados. O Startups é media partner do evento.
Já no primeiro dia, logo após a abertura, às 9h30, o painel Green Growth: Balancing Profit, People and Planet vai abordar crescimento sustentável e como os negócios podem incorporar as políticas ESG às suas estratégias. Os palestrantes serão Daniela Giffoni (Impact Hub Porto Alegre), Marcos Lima (Banco BV) e Luis Wulff (Tax Group).
Na quarta-feira, serão oito painéis relacionados aos temas de ESG, AgTechs, FoodTechs, transição energética, BioTechs e Net Zero. Na quinta-feira, são 10 painéis e, na sexta-feira, sete. A programação completa pode ser conferida por meio do site do evento.
Dentro dessas categorias, os participantes terão a oportunidade de assistir palestras sobre mobilidade, agricultura do futuro, inovação sustentável, além do cenário para o investimento em climate techs no Brasil e na América Latina.
A Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP 30), que acontece em novembro deste ano, no Pará, também ganha destaque. O painel Key Takeaways From COP 29: Setting the Stage for COP 30 acontece na quinta-feira, dia 10, às 10h05, com participação de Caroline Takita Levy (eAmazonia Climatech Venture Studio), Gonzalo Muñoz (Ambition Loop), Natalie Unterstell (Talanoa) e Ana Luci Grizzi (ALG Sustainability).
Impacto social
Com o tema “Beyond Resilience”, a edição de 2025 do evento também reforça o compromisso do South Summit Brazil em gerar impacto econômico e social por meio da conexão entre negócios e oportunidades. Nesta edição, a organização lançou o Impulsa RS, um programa voltado a apoiar empreendedores gaúchos afetados pelo desastre climático.
A iniciativa conta com três frentes de atuação: Balcão de Apoio ao Empreendedor, Ingresso Solidário e Painel Negócios em Luta.
No dia 11, das 9h às 17h, na Usina do Gasômetro, empreendedores terão acesso a linhas de crédito facilitadas por meio de parcerias com instituições financeiras; mentoria financeira para auxiliar no planejamento estratégico dos negócios; conexão com investidores para ampliar as oportunidades de captação de recursos e capacitação executiva com foco na gestão financeira e operacional.
O Banco do Brasil também disponibilizará um time de especialistas para oferecer atendimento personalizado, com soluções sob medida para quem necessita de suporte financeiro para impulsionar a retomada do seu negócio. Para participar, as pessoas interessadas devem preencher o cadastro neste link e agendar um horário de atendimento com o BB dentro do South Summit 2025. A participação é gratuita e não é necessário possuir ingresso.
O South Summit Brazil destinará 1 mil ingressos gratuitos na categoria Attendee, com o valor financiado pelo evento e por parceiros. Os ingressos serão distribuídos pelo Governo do Estado, Instituto Caldeira e Prefeitura de Porto Alegre a empreendedores identificados como impactados pelas enchentes de 2024.
No palco do South Summit Brazil 2025, empreendedores gaúchos contarão suas histórias de superação e reconstrução. O painel dará visibilidade a empresários que enfrentaram as consequências das enchentes e se tornaram exemplos de persistência, resiliência e inovação.