
Nem faz tanto tempo que a edição 2025 do South Summit Brazil acabou, e a organização já tem um novo evento para o país. Foi anunciado para julho o South Summit Climate & Bioeconomy – Brazil Amazonia, edição especial temática voltada ao clima e bioeconomia e que faz parte da agenda pré-COP30.
O encontro está marcado para os dias 15 e 16 de julho, em Belém do Pará, e terá na sua programação pautas como pautas estratégicas como bioeconomia, transição energética, mercado de carbono, economia regenerativa, empreendedorismo de impacto, inovação e ESG. O evento acontece na Estação das Docas, um complexo multiuso na área portuária e referência cultural da cidade de Belém.
Em coletiva de imprensa para o anúncio do evento, Maria Benjumea, presidente e fundadora do South Summit, destacou que a novidade é consequência dos bons resultados colhidos nas edições realizadas em Porto Alegre. “Mostramos que a união é o caminho para enfrentar desafios e construir soluções. Damos agora mais um passo com uma vertical dedicada à Amazônia, com a missão de unir os mais inovadores de todo o mundo para impulsionar soluções e construir juntos um mundo mais saudável”, destaca.
Diferentemente do South Summit realizado em Porto Alegre, que este ano reuniu cerca de 24 mil pessoas no Cais Mauá, a edição em Belém será menor, com uma expectativa de público em torno de 2 mil pessoas, conforme destaca a organização. Na programação, estão previstas rodadas de negócios, marketplace para exibição de startups locais e cerca de 120 palestrantes, em uma estrutura com dois palcos.
As trilhas de conteúdo já estão definidas: Mudanças climáticas, Sustentabilidade e ESG, Descarbonização, Transição energética, Infraestrutura sustentável, Bioeconomia, Economia Circular e Climate techs. Os nomes dos palestrantes ainda não foram divulgados, mas devem sair nas próximas semanas, assim como a disponibilização de ingressos para venda.
Apesar do porte menor, o público esperado não deve ser muito diferente. O foco é atrair empreendedores, investidores e outros agentes do ecossistema de inovação para discutir oportunidades e desafios da bioeconomia na região. “Será um ponto de encontro global para líderes empresariais interessados em gerar negócios nas áreas de mudanças climáticas e bioeconomia”, disse o country manager do South Summit Brazil, Wagner Lopes, na coletiva de lançamento.
Para antecipar os debates que acontecerão em julho, a organização promoverá uma série de encontros de aquecimento em diferentes cidades do país, reunindo startups, investidores, corporações e especialistas em discussões relacionadas às trilhas de conteúdo da programação. O primeiro encontro está marcado para 29 de abril, no Rio de Janeiro, durante a semana do Web Summit Rio.
“Receber o South Summit Climate & Bioeconomy Brazil Amazonia é um marco no caminho até a COP30. Coloca Belém no centro das discussões globais sobre inovação e sustentabilidade, com potencial de atrair investimentos, fortalecer conexões e deixar um legado duradouro para a região”, destaca André Godinho, Secretário Extraordinário para a COP30.