Grandes eventos

SP2B será evento com “vibe” do SXSW em São Paulo

SP2B acontecerá entre 9 e 16 de agosto de de 2026 e espera reunir 500 mil pessoas ao longo de oito dias de programação no Parque Ibirapuera

Rafael Lazarini apresenta o SP2B em evento na Casa São Paulo durante o SXSW 2025
Rafael Lazarini apresenta o SP2B em evento na Casa São Paulo durante o SXSW 2025 (Foto: Divulgação)

AUSTIN, TEXAS* – Fazer a cidade de São Paulo ser vista além dos negócios, e atrair a atenção global para a criatividade e a inovação na capital paulista e no Brasil. Esses são os objetivos do SP2B, um novo evento que acontecerá na cidade entre os dias 9 e 16 de agosto de 2026.

A expectativa é que, durante oito dias, 500 mil pessoas participem de 700 painéis e 800 horas de conteúdo que vão acontecer em 26 palcos instalados no Parque Ibirapuera. Um dos principais cartões postais da cidade, o local foi escolhido para sediar o novo evento por permitir a descentralização das atividades, dando um ar semelhante ao que acontece com o SXSW, que atrai todos os anos 400 mil pessoas para Austin, no Texas – sendo os brasileiros a segunda maior delegação.    

“Grandes metrópoles já transicionaram suas imagens de centros financeiros para capitais culturais. E São Paulo tem uma oferta artística e cultural que está no nível de outras cidades. E a cidade mais rica da América Latina. Ter um evento de grande porte como esse era um óbvio que muitas vezes não era visto”, disse Rafael Lazarini, CEO e fundador da Da20, empresa responsável pelo SP2B e que também organiza o Rio2C – que acontece desde 2017 no Rio.

O lançamento do SP2B aconteceu para uma plateia de cerca de 200 pessoas que ser reuniram na São Paulo House, espaço organizado pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, InvestSP e Prefeitura de São Paulo no SXSW.

E isso tem uma razão de ser.

South by brasileiro?

A comparação com South by não é mera licença poética – como muitos eventos gostam de dizer que são “tipo” o SXSW.

O SP2B nasceu, de fato, de tratativas para fazer uma versão verde e amarela do badalado encontro em Austin. As negociações com o grupo liderado por Rafael, estavam em estágio avançado, mas a gestão do festival optou por não seguir adiante e se concentrar nas edições em língua inglesa na Austrália – que chega ao terceiro ano em 2025 – e em Londres, que estreia em junho.   

Sem a licença para usar a marca SXSW, mas com toda a formatação de um evento já avançada, a decisão foi por seguir adiante.

Por isso, anúncio feito em Austin teve uma grande força simbólica: mostrar que, apesar da negativa dos organizadores do festival americano, a relação não ficou abalada. Pelo contrário. As portas continuam abertas e os brasileiros terão apoio para a construção do novo evento. “Vamos mostrar para o mundo que a ideia de que o Brasil é o país do futuro é uma verdade”, disse Tracy Mann, international business development do SXSW, durante o lançamento do SP2B.

Novaiorquina que morou na Bahia nos anos 1970 e que fala um português quase sem sotaque, ela está no South by desde sua segunda edição, em 1987, e foi a grande responsável por tornar o evento um sucesso entre os brasileiros.

Agenda

A programação do SP2B começará no domingo dia 9 com um grande show de um artista internacional e, ao longo da semana, se dividirá em espaços temáticos de música, debates, intervenções artísticas, feira de negócios e inovação. O plano é ter 70 mil pessoas credenciadas, e mais de 300 mil transitando pelas diferentes atrações espalhadas pelo Parque do Ibirapuera. Incluindo um show de encerramento gratuito que acontecerá no último dia, o domingo dia 16

O ecossistema de startups terá um destaque na agenda, com trilhas pensadas especificamente para fundadores e também para investidores. De acordo Rafael, o olhar para os investidores, com mentorias, networking e conteúdos direcionados especificamente para eles, foi inspirada no Slush, evento que acontece anualmente na Finlândia.

Para as startups, uma competição de pitches terá uma premiação de R$ 1 milhão. Um cheque bastante vultuoso.

Global, mas com cara local

De acordo com Rafael, a ideia é ter o SXSW como inspiração – a dinâmica de proposta de painéis pela comunidade, o Panel Picker, por exemplo, irá acontecer – mas fazer um evento com a cara de São Paulo. O organizador do evento acrescenta que a escolha do mês de agosto para a realização do SP2B foi estratégica para deixá-lo distante das outras edições do SXSW e também do Web Summit em Lisboa e do Slush.        

Para Marilia Marton, secretária de cultura do estado de São Paulo, o fato de agosto ser mês de férias no hemisfério norte também contribui para que estrangeiros venham ao evento. “Pode sempre esticar para algum outro lugar”, disse ela.

No mês de agosto, exatamente no domingo, dia 17, o SP2B terá seu primeiro grande teste. Para esta data está marcada uma edição reduzida, que vai replicar o que está previsto para o primeiro dia de programação em 9 de janeiro de 2026. O evento teste dará início à contagem regressiva para 2026.

*O jornalista viajou a convite do SP2B