O Sebrae Startups e a Amazon Web Services (AWS) acabam de lançar uma iniciativa em conjunto para capacitar gratuitamente 25 mil profissionais do ecossistema de startups do Brasil. O projeto, anunciado durante o Startup Summit nesta quinta-feira (24), tem o intuito de desenvolver o conhecimento técnico dos talentos, além de promover o acesso à formação profissionais em tecnologia, apoiar a jornada de crescimento de empreendedores que queiram começar no setor e ampliar as possibilidades de futuro e tecnologias para startups em diferentes setores.
“Um dos maiores desafios do mercado é a falta de mão de obra qualificada. Empresas de tecnologia não são as únicas que demandam profissionais de tecnologia. Hoje, os negócios tradicionais também buscam esses talentos. O mundo tech compete com outras milhares de empresas que também estão atrás de mão de obra tecnológica para elas – e isso é um desafio para todos”, disse Luc Pinheiro, diretor técnico do Sebrae Santa Catarina, durante evento.
Entre a capacitação e sessões de mentoria com especialistas, o curso abordará temáticas de conceitos introdutórios de computação em nuvem até módulos sobre os benefícios do uso da nuvem, segurança e modelos de serviço. Além disso, o treinamento reunirá conteúdos AWS, também oferecidos de forma online, como “Escale sua startup com aplicações modernas” e “Inteligência artificial generativa e machine learning para startups”.
Os participantes também terão acesso ao programa AWS Activate, com orientação personalizada, ferramentas, recursos, modelos de infraestrutura pré-desenvolvidos e suporte especializado gratuitos. Os benefícios incluem mais de 40 modelos de solução para criar e implantar produtos, dicas selecionadas por especialistas da AWS para necessidades comerciais específicas, técnicas e treinamento em práticas recomendadas do Aprenda com a AWS.
“A falta de mão de obra é uma questão essencial para empresas e startups não entrarem no mercado de cloud, que é muito importante para os negócios”, afirmou Andréa Leal, gerente de Treinamentos Massivos da AWS na América Latina. Segundo a executiva, 80% dos unicórnios do mundo estão na nuvem. No Brasil, este número chega a 90%. “Eles já começam na nuvem, pois o cloud gera economia, ajuda a gerar inovação e é muito mais rápido. E queremos levar isso para todas as startups do país.”
As inscrições para a capacitação podem ser feitas a partir no portal da AWS e Sebrae Startups. O projeto tem início em setembro deste ano, com diversas etapas até dezembro de 2024. A iniciativa é indicada a todos os colaboradores das startups e empreendedores interessados em entrar no setor.
Para iniciar o projeto com o pé direito, a iniciativa já inclui treinamentos presenciais para 400 startups presentes no Startup Summit e que foram previamente selecionadas no Programa 1K+, que está conectando estas empresas a corporates, gestoras de venture capital e missões internacionais.
A união entre o Sebrae e a AWS é resultado dos esforços das empresas em trazer temas e tendências nacionais e internacionais que são pertinentes para empreendedores que querem investir em tecnologia e inovação. Hoje, o setor de tecnologia e inovação ultrapassa os R$ 22 bilhões em faturamento em Santa Catarina, Estado onde o Startup Summit é realizado. Segundo Bruno Quick, diretor técnico do Sebrae Nacional, a parceria faz parte de uma meta ambiciosa do Sebrae Startups, que tem a missão de impactar cerca de 10 mil startups até o fim de 2023 por meio da sua plataforma.