Carros elétricos

No quintal da Tesla, Rivian busca holofotes durante o SXSW

Sem um CEO midiático - e polêmico - Rivian aposta na exposição durante o evento que acontece na cidade que é a sede da Tesla

SUV modelo R1S da Rivian estacionado em frente ao centro de convenção de Austin durante o SXSW de 2025
SUV modelo R1S da Rivian estacionado em frente ao centro de convenção de Austin durante o SXSW de 2025. (Foto: Gustavo Brigatto)

AUSTIN, TEXAS* – Quem caminha pelos corredores do Austin Convention Center e assiste as palestras do SXSW vê a marca da montadora Rivian estampada em todos os cantos. A exposição é complementada por uma caminhonete branca estacionada na frente do espaço, e por uma ativação que simula uma trilha para teste drive dos veículos.

A montadora nascida na Flórida anunciou o patrocínio ao SXSW no fim do ano passado, e se manterá como sua principal apoiadora também em 2026.

Interior do SUV modelo R1S da Rivian em exposiação no cnetro de convenções de Austin durante o SXSW de 2025
Interior do SUV modelo R1S da Rivian em exposição no centro de convenções de Austin durante o SXSW de 2025. (Foto: Gustavo Brigatto)

Em busca dos holofotes

Montadoras patrocinando grandes eventos não é nenhuma novidade. Mas o que chama atenção aqui é que a esforço de marketing acontece exatamente na cidade que é a sede de uma de suas principais concorrentes: a Tesla. A gigafactory da marca está localizada há menos de 30 minutos de distância do centro de convenções da cidade.

Sem um CEO midiático – e polêmico – para chamar a a atenção, a Rivian precisa chamar atenção usando formas mais tradicionais de divulgação. E os holofotes são necessárias já que ela é bem menor que a Tesla. Em uma rápida caminhada pela região central de Austin, é possível cruzar com alguns Teslas e com Cybertrucks – a caminhonete de design duvidodo da montadora. Já os modelos da Rivian não são vistos.  Em 2024, a montadora vendeu perto de 52 mil veículos, enquanto a empresa de Elon Musk ficou próxima dos 1,8 milhão.

O momento parece estar a favor à novata. Ano passado ela cresceu em relação aos 50 mil veículos vendidos em 2023. Já a Tesla perdeu um pouco de preferência, caindo do patamar de 1,8 milhão de 12 meses antes.

Os efeitos negativos do apoio de Elon Musk a Trump também devem trazer problemas para a Tesla em 2025. Protestos contra a montadora têm se espalhado pelos EUA e proprietários de carros da marca estão colando adesivos com críticas a ele em seus carros. Custando entre US$ 6 e US$ 12, eles trazem mensagens como “Cala a boca Elon”, “Eu comprei esse carro antes de sabermos que Elon era louco” e “Elon acabou com meu valor de revenda”.

Lounge da Rivian no centro de convenções de Austin durante o SXSW 2025
Lounge da Rivian no centro de convenções de Austin durante o SXSW 2025 (Foto: Gustavo Brigatto)

Quem é a Rivian?

Fundada em 2009 por Robert “RJ” Scaringe como Mainstream Motors ela mudou de nome para Avera Automotive e em 2011 decidiu apostar em carros elétricos. Com investimento da Ford e da Amazon, ela abriu capital em 2021, levantando US$ 12 bilhões.

Atualmente a montadora tem três modelos à venda: o SUV R1S e a picape R1T. Os modelos são vendidos apenas nos EUA e no México a preços bastante salgados: acima de US$ 70.000,00. No primeiro semestre de 2026 a companhia pretende lançar o R2, um SUV de menor porte que tem o objetivo de projetar a marca no mercado global.

*O jornalista viajou a convite da SP2B