*Bárbara Axt, de Lisboa, especial para o Startups
O CEO da Alibaba, Kuo Zhang, anunciou neste Web Summit uma parceria com a européia Visable, dona da marca Europages, uma plataforma com 2.6 milhões de empresas registradas nos países europeus.
O objetivo é expandir as atividades de B2B do gigante chinês para o mercado europeu, investindo nos SME (pequenos e médios empreendedores) localizados nos vários países da região.
Depois que sua principal concorrente, a Amazon, desistiu de participar do Web Summit em represália aos comentários do antigo CEO, Paddy Cosgrave, a respeito do conflito entre Israel e Hamas, O CEO do Alibaba pôde desfrutar dos holofotes sem concorrência.
Kuo aproveitou para celebrar também o sucesso do novo assistente de IA do Alibaba, que permite aos usuários da plataforma usar inteligência artificial para listar produtos e também para fazer a conexão entre fornecedores e compradores.
Segundo ele, o assistente, que foi lançado há apenas duas semanas, já foi adotado por dois mil usuários, que tiveram um aumento de 10% na taxa de conversão dos seus produtos listados na plataforma.
Usando inteligência artificial, o assistente disponibiliza ao usuário ajuda automatizada para traduzir e melhorar a descrição do produto, alterar digitalmente suas fotos, e ainda criar um vídeo profissional para o produto que está sendo colocado à venda.
Aliado à possibilidade de contato direto entre compradores e fornecedores de B2B através de live streamings, a plataforma de Kuo visa facilitar a comunicação e o desenvolvimento de relações comerciais entre os SME no nível global e também regional.
“Estamos usando IA para conectar compradores e fornecedores,” ele explica. “A maior dificuldade do B2B é criar relações de confiança entre fornecedores e compradores. Com ‘live streamings’, é possível visitar uma fábrica em tempo real, fazer perguntas, e mesmo observar detalhes da linha de produção.”