Web Summit Lisboa
Web Summit Lisboa | Foto: Divulgação

Não é de agora que o Web Summit Lisboa se tornou uma das principais oportunidades para startups brasileiras ensaiarem seus planos de internacionalização para a Europa. De olho nisso, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e o Sebrae estão levando uma delegação de 340 startups e empresas inovadoras para o evento, que acontece de 10 a 13 de novembro.

Segundo destacam as entidades, a delegação brasileira representará mais de 30 setores, com healthtechs, edtechs, fintechs, agtechs, deeptechs e martechs. De acordo com as organizadoras da missão, as empresas se destacam pelo impacto social, modelos de negócios escaláveis e soluções inéditas, principalmente em seus mercados de origem.

“O Brasil abriga mais de 20 mil startups e esse número não para de crescer. O país é hoje uma referência em inovação na América Latina, com soluções tecnológicas escaláveis em diversos setores, que vêm despertando o interesse de investidores e empresas em todo o mundo”, afirma Jorge Viana, presidente da ApexBrasil.

Das 340 startups e empresas inovadoras participantes, 256 foram selecionadas pela ApexBrasil e o Sebrae. Outras 84 foram escolhidas por instituições parceiras, como Softex, Anprotec e Serpro. No ano passado, ApexBrasil e Sebrae selecionaram 226 startups.
A maior parte das participantes deste ano (123) estará no evento pela primeira vez, integrando o Pavilhão Brasil, uma área dentro da MEO Arena dedicada aos negócios brasileiros.

Segundo a ApexBrasil, o Pavilhão Brasil será uma grande vitrine para apresentar soluções inovadoras, promover conexões estratégicas e atrair investimentos. O espaço será dividido em duas ilhas — uma dedicada a conteúdos e reuniões de negócios, e outra voltada à exposição das empresas brasileiras. A programação inclui atividades específicas de promoção de negócios e internacionalização de startups.

Para reforçar o foco em diversidade e representatividade, a comitiva deste ano priorizou negócios liderados por empreendedores das regiões Norte, Nordeste e Distrito Federal, além de empresas oriundas de favelas e comunidades urbanas. Outro destaque é a presença feminina, com foco em empresas comandadas por mulheres.

Em preparação para o Web Summit, as startups participaram de treinamentos, mentorias e capacitações voltadas à internacionalização e atração de investimentos, incluindo um pitch training. Muitas delas vão em busca de seus primeiros passos fora do país, enquanto outras, que já têm atuação internacional, enxergam o evento como uma oportunidade de fortalecer a presença no mercado europeu e expandir negócios globalmente.

“A Apex vai mostrar este potencial transformador do Brasil, onde todas as regiões do país são um celeiro de inovação. Participar de um evento como o Web Summit Lisboa é uma oportunidade transformadora para todas as startups brasileiras – estejam elas no início da jornada ou já trilhando caminhos mais consolidados”, destaca Maria Paula Velloso, gerente de Indústria e Serviços da ApexBrasil.