Papo de coach

Como errar em uma startup: um guia em seis passos

Não contratar gente talentosa, mentir e desrespeitar investidores. Essas são algumas formas de errar em uma startup, segundo investidores

Cristina Fonseca (à esq.) e Stephan Morais, managing partners da gestora portuguesa Indico Capital Partners, e Gustavo Brigatto, fundador e editor-chefe do Startups, no palco do Web Summit
Cristina Fonseca (à esq.) e Stephan Morais, managing partners da gestora portuguesa Indico Capital Partners, e Gustavo Brigatto, fundador e editor-chefe do Startups, no palco do Web Summit | Divulgação Web Summit

Comece com passos pequenos. Não contrate gente melhor do que você. Ou minta – ou faça previsões exageradas – para os seus investidores achando que eles não vão descobrir. Estes foram algumas formas de errar que Cristina Fonseca e Stephan Morais, managing partners da gestora portuguesa Indico Capital Partners, compartilharam com o editor-chefe do Startups, Gustavo Brigatto, no painel “Os Seis Pecados Capitais das Startups”, no Web Summit Lisboa. 

Diante de uma plateia lotada, o painel fez um abrangente guia de tudo aquilo que fundadores de startups não devem fazer de jeito nenhum. Ao final da conversa, veio uma dica adicional: a fundação de uma startup é uma maratona, não uma corrida de 100 metros rasos. 

Veja agora os principais pecados discutidos (e como evitá-los): 

1 – Lançar um produto sem validação 

  • É importante ter uma base sólida antes de lançar um produto, evitando uma entrada prematura no mercado.
  • “Construa, e eles virão” não funciona na prática.
  • É preciso fazer uma validação genuína de mercado, que vá além da opinião de amigos e familiares.

2 – Não contratar talentos excepcionais 

  • Contratar profissionais seniores costuma ser mais eficaz do que contratar vários juniores, apesar das limitações financeiras.
  • Trabalhe com empresas de recrutamento executivo e aproveite redes de contatos pessoais para encontrar talentos sêniores.
  • Não tenha medo de contratar talentos seniores que desafiem suas opiniões. 

3 – Mentir sobre números e captação de recursos

  • Mentir sobre suas métricas para atrair investidores pode gerar rompimento de relações.
  • Seja honesto sobre o progresso e não exagere nas conquistas.
  • Os investidores trocam informações entre si, e mentiras são rapidamente desmascaradas. 

4 – Ter ambições não realistas na avaliação

  • Uma avaliação muito alta pode levar a quedas significativas em rodadas futuras, caso as expectativas não sejam atendidas.
  • Considere o perfil do investidor e o impacto nas futuras rodadas de captação ao definir avaliações.
  • Apresente uma proposta de valor clara com base na dinâmica do mercado, tração e planos de crescimento.
  • Mostre indicadores do valor da empresa, ao invés de depender exclusivamente dos números de avaliação.

5 – Escolher os investidores errados

  • A relação com os investidores é tão importante quanto o dinheiro levantado. 
  • Negocie termos favoráveis e contar com um advogado profissional para compreender os detalhes contratuais.
  • Escolha investidores que possam oferecer benefícios de longo prazo, como acesso a talentos ou oportunidades profissionais. 

6 – Não respeitar os acionistas

  • É importante compreender que os acionistas incluem investidores, fundadores e outros stakeholders, e alinhar os interesses de todos. 
  • Construir uma relação de confiança com os investidores durante a captação de recursos garante uma relação positiva de longo prazo.
  • Seja profissional, incluindo todos os acionistas nas decisões e mantendo a transparência.