Comece com passos pequenos. Não contrate gente melhor do que você. Ou minta – ou faça previsões exageradas – para os seus investidores achando que eles não vão descobrir. Estes foram algumas formas de errar que Cristina Fonseca e Stephan Morais, managing partners da gestora portuguesa Indico Capital Partners, compartilharam com o editor-chefe do Startups, Gustavo Brigatto, no painel “Os Seis Pecados Capitais das Startups”, no Web Summit Lisboa.
Diante de uma plateia lotada, o painel fez um abrangente guia de tudo aquilo que fundadores de startups não devem fazer de jeito nenhum. Ao final da conversa, veio uma dica adicional: a fundação de uma startup é uma maratona, não uma corrida de 100 metros rasos.
Veja agora os principais pecados discutidos (e como evitá-los):
1 – Lançar um produto sem validação
- É importante ter uma base sólida antes de lançar um produto, evitando uma entrada prematura no mercado.
- “Construa, e eles virão” não funciona na prática.
- É preciso fazer uma validação genuína de mercado, que vá além da opinião de amigos e familiares.
2 – Não contratar talentos excepcionais
- Contratar profissionais seniores costuma ser mais eficaz do que contratar vários juniores, apesar das limitações financeiras.
- Trabalhe com empresas de recrutamento executivo e aproveite redes de contatos pessoais para encontrar talentos sêniores.
- Não tenha medo de contratar talentos seniores que desafiem suas opiniões.
3 – Mentir sobre números e captação de recursos
- Mentir sobre suas métricas para atrair investidores pode gerar rompimento de relações.
- Seja honesto sobre o progresso e não exagere nas conquistas.
- Os investidores trocam informações entre si, e mentiras são rapidamente desmascaradas.
4 – Ter ambições não realistas na avaliação
- Uma avaliação muito alta pode levar a quedas significativas em rodadas futuras, caso as expectativas não sejam atendidas.
- Considere o perfil do investidor e o impacto nas futuras rodadas de captação ao definir avaliações.
- Apresente uma proposta de valor clara com base na dinâmica do mercado, tração e planos de crescimento.
- Mostre indicadores do valor da empresa, ao invés de depender exclusivamente dos números de avaliação.
5 – Escolher os investidores errados
- A relação com os investidores é tão importante quanto o dinheiro levantado.
- Negocie termos favoráveis e contar com um advogado profissional para compreender os detalhes contratuais.
- Escolha investidores que possam oferecer benefícios de longo prazo, como acesso a talentos ou oportunidades profissionais.
6 – Não respeitar os acionistas
- É importante compreender que os acionistas incluem investidores, fundadores e outros stakeholders, e alinhar os interesses de todos.
- Construir uma relação de confiança com os investidores durante a captação de recursos garante uma relação positiva de longo prazo.
- Seja profissional, incluindo todos os acionistas nas decisões e mantendo a transparência.