O Web Summit dá a largada hoje para mais uma edição na capital portuguesa. Até quinta-feira (14), a expectativa é que 70 mil pessoas de três mil empresas e 160 países passem pela MEO Arena e pelos pavilhões próximos a ela para debater temas como inteligência artificial, produção de conteúdo, energias limpas e growth.
A edição deste ano também terá uma participação recorde de três mil startups de todo o mundo – sendo mil fundadas por mulheres –, um incremento de 15% na comparação com o número registrado em 2023.
O Brasil terá 400 representantes em uma delegação organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e o Serpro. Destas, 10 são empresas criadas em favelas.
O Startups está em Lisboa para a cobertura de mais uma edição do Web Summit. Além da cobertura de painéis e entrevistas, o editor-chefe e fundador do site, Gustavo Brigatto, fará a mediação de dois painéis:
- The six capital sins of startups: dia 13, às 13h55 (horário de Portugal)
- The 3 Ts of 2024: tech, turbulence and triumph: dia 14, às 15h45 (horário de Portugal)
Expectativas
O ano de 2024 foi de expansão para o Web Summit. Depois de fazer sua primeira edição no Qatar, o evento viu a do Rio chegar a 34 mil pessoas em sua segunda edição. No meio do ano, um novo evento foi anunciado: o Web Summit Vancouver, que substituirá o Collision Conference a partir de 2025.
Nos bastidores, o evento ainda teve o retorno de seu fundador Paddy Cosgrave, ao comando das operações. Ele tinha se afastado no fim de 2023 depois da repercussão negativas de falas contra Israel. Na época da sua saída, Paddy foi substituído pela executiva norte-americana Katherine Maher – que inclusive fez a abertura do último Web Summit de Lisboa sem fazer nenhuma menção a Paddy.
Katherine, no entanto, deixou o cargo em abril deste ano. E em um sinal de que ninguém ficou chateado com ninguém, ela participará do painel A new Trump era. Paddy fará a tradicional abertura do evento hoje, e participará de uma coletiva de imprensa na quarta-feira às 11h30.
O Startups conversou com líderes de cinco companhias brasileiras que estarão presentes no evento para captar suas expectativas para esta semana:
Dennis Herszkowicz, CEO da TOTVS:
“O WebSummit reúne representantes de empresas inovadoras de todo o mundo, o que cria uma oportunidade única para trocar ideias e interagir com um público muito qualificado. Além de ser um catalisador para inspirar transformações na economia, nas empresas e na sociedade, acredito que o evento é um espaço importante para destacar cada vez mais o Brasil no ecossistema global de inovação. No meu painel, discutiremos o papel das parcerias estratégicas nesse cenário de inovação e como a colaboração pode gerar resultados mais rápidos e impactantes.”
Carolina Kia, cofundadora da weme & bud:
Sou uma grande fã do Web Summit e estou na minha oitava participação entre Lisboa, Toronto e Rio.
O que mais me impressiona no evento é a diversidade de perspectivas e a abertura das pessoas para trocas e conexões. Então espero conhecer, como sempre, pessoas que estão realizando projetos interessantes e relevantes, principalmente na área de produtividade e bem-estar.
Também espero encontrar exemplos práticos de aplicações tecnológicas além do óbvio. Como por exemplo, o uso da AI além da Gen-AI e além da produtividade.
Por último, estou super empolgada para representar mais uma vez a weme no palco, contando sobre a nossa visão de AI by design e evolução digital.
João Pedro Rezende, fundador da Hotmart:
Estou muito animado em participar do Web Summit Lisboa 2024 e participar da discussão sobre as últimas inovações e o futuro dos negócios digitais. Este é um momento importante para pensarmos as tendências de transformação do empreendedorismo digital, que está rompendo barreiras geográficas e gerando novas oportunidades globais.
Participarei de um painel sobre a Inteligência Artificial como alavanca de crescimento para creators no mercado global. IA permitirá que criadores de conteúdo de qualquer lugar do mundo ampliem seu impacto, alcancem novos mercados e ofereçam experiências mais personalizadas. Estou ansioso para compartilhar nossa visão e debater como a Hotmart e o ecossistema de conteúdo digital podem continuar liderando essa evolução.
Tatiana Pimenta, fundadora e CEO da Vittude:
“Como CEO, vejo o Web Summit como uma oportunidade única de participar do epicentro onde o futuro do mercado é desenhado e discutido. Em um cenário global de incertezas, o evento reúne as mentes mais visionárias — desde fundadores de startups promissoras até chefes de Estado e líderes de tecnologia —, promovendo diálogos sobre os rumos dos setores de tecnologia e inovação. A possibilidade de interagir diretamente com investidores estratégicos, formadores de políticas e empreendedores é crucial para expandir a perspectiva da Vittude, identificar novas tendências e explorar parcerias que podem acelerar nosso crescimento.”
Fabiana Ramos, CEO da PinePR:
“Este será meu terceiro ano no Web Summit Lisboa e, novamente, minhas expectativas são altas, especialmente em relação as ferramentas de IA e como elas estão transformando negócios. Quero muito conhecer cases de outras empresas, pois a IA está redefinindo nossa forma de trabalhar.
Outro aspecto essencial é o networking. O Web Summit reúne líderes globais, e essa é uma oportunidade única para expandir, solidificar relações e fechar parcerias.”