Inovação

Startups de favelas levam inovação brasileira ao Web Summit 2024

Delegação brasileira terá mais de 400 startups no evento, incluindo 10 empresas inovadoras criadas em favelas

Missão de Internacionalização ao Web Summit 2024
Missão de Internacionalização ao Web Summit 2024 | Divulgação/ApexBrasil

Está no ar mais uma edição do Web Summit Lisboa, um dos eventos mais badalados de tecnologia e inovação do mundo. Este ano, o evento contará com um reforço especial de diversidade brasileira, em uma parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), a Central Única das Favelas e a Escola de Negócios da Favela. De 11 a 14 de novembro, 10 startups criadas em favelas estarão no Web Summit Lisboa, apresentando inovações de comunidades periféricas em uma vitrine global.

A seleção para a Missão de Internacionalização ao Web Summit 2024 priorizou a diversidade regional e incentivou a participação de empresas lideradas por mulheres. “A ApexBrasil tem o compromisso de conectar os empreendedores brasileiros com o mundo e as favelas são uma fonte rica de criatividade, inovação e talento, que precisamos fomentar, para que o Brasil ganhe o mundo”, afirma Floriano Pesaro, diretor de gestão corporativa da ApexBrasil, em nota.

Entre as participantes está a startup Vô Contigo, de Cuiabá, que oferece um serviço de transporte seguro e acessível para idosos, realizado por motoristas qualificados. “A ideia é que nossa solução seja um passaporte de liberdade da pessoa sênior”, explica Ivonete Guerino, fundadora da startup. “Sou uma mulher preta, periférica, que lidera um negócio de impacto para um público que é invisível. Então, são inúmeras camadas nas quais eu estou inserida. Quando olhava para o sistema, me sentia extremamente intimidada. Agora, vou ao Web Summit prospectar o mercado português e europeu, onde existe um processo de envelhecimento mais forte que no Brasil e que pode fazer meu negócio ter ainda mais sentido”, compartilha.

Além da Vô Contigo, outras startups brasileiras vindas de favelas também marcarão presença no evento: Todas Por Uma, Seja do Mundo, Badu Design, Escola da Diarista, Jo+ Absorvente Dérmico, 2050, Mazodan, Miriti Lab e Sankofa Sustentabilidade. A participação dessas empresas destaca o papel das periferias brasileiras como pólos de inovação e cria oportunidades para que essas soluções ganhem visibilidade e tração em novos mercados.

Brasil em peso

Essas startups não serão as únicas representantes do Brasil no Web Summit Lisboa 2024. A Missão de Internacionalização 2024, organizada pela ApexBrasil em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e o Serpro, levará mais de 400 empresas inovadoras ao evento. A delegação inclui edtechs, fintechs, healthtechs, biotechs e empresas de diversos setores e regiões do país, reforçando a presença brasileira e a diversidade do ecossistema de inovação no cenário internacional.

“A delegação brasileira é representativa de nosso ecossistema de inovação”, destaca Jorge Viana, presidente da ApexBrasil. “Somos referência em inovação na América Latina, com soluções tecnológicas escaláveis em diversos segmentos de mercado que despertam interesse do mundo inteiro”, acrescenta o executivo. A expectativa é que a deleção ajude a consolidar a imagem do Brasil como celeiro de inovação.

O objetivo é abrir portas no mercado internacional para que o potencial das startups brasileiras seja reconhecido e expandido nos ecossistemas globais de inovação, atraindo investimentos e novos parceiros de negócios. O Sebrae ressalta que, com centros de inovação avançados, programas de apoio a startups em constante crescimento e novos modelos de negócios adotados por empreendedores e investidores, o Brasil oferece um ambiente dinâmico que estimula oportunidades, colaborações e competitividade.

“A inovação tem que pensar nos valores humanistas porque não podemos inovar o mundo com a tecnologia, com toda essa criatividade extraordinária que produzimos, sem pensar que convivemos com bilhões de seres humanos passando fome. Então, a inovação também tem que alcançar a inclusão social. Tenho convicção de que muitas experiências criativas também são para promover essa inclusão”, pontua Décio Lima, presidente do Sebrae.

“Ir para o Web Summit vai ser uma grande virada de chave, estou com grandes expectativas e sei o que a Amazon Bioprotein está indo buscar. Dei tudo de mim nas capacitações, nos eventos e nesta oportunidade vou mostrar para o mundo um produto que fomenta a agricultura familiar, sem agrotóxicos e que tem muitos benefícios”, comenta Antônia Bezerra, que aos 76 anos é fundadora da Amazon Bioprotein. A startup oferece suplementos proteicos 100% vegetais à base de Cariru, uma planta da Amazônia rica em nutrientes.

Vitrine global

A presença brasileira no Web Summit deste ano vem na esteira da última edição. Em 2023, a legaltech Inspira venceu a competição de pitch do evento, enquanto startups como Buddieapp, HIT e Luckie Tech foram selecionadas pela organização para participar de showcases nos palcos do Web Summit.

Durante os três dias de Web Summit 2023, as empresas brasileiras tiveram a oportunidade de identificar parcerias, atrair investimentos e explorar possibilidades de expansão para o mercado europeu. “Estar na delegação brasileira em um evento como esse faz com que a startup cresça no mercado. Ficamos empolgados em manter nossa estratégia no B2B e B2C porque o mercado se mostrou aberto para isso, inclusive plataformas de lá”, relata Patrícia Meirelles Palhares, fundadora da HIT: terapias holísticas.

Para Maria Paula Velloso, gerente de Indústria e Serviços da ApexBrasil, o Web Summit é uma grande vitrine para o empreendedorismo brasileiro. “Tenho certeza que, na edição de 2024, vamos ter ainda mais startups nacionais brilhando, estabelecendo parcerias e atraindo investimentos para escalar seus negócios”, pontua.