A creators economy movimenta US$ 300 bilhões por ano, segundo dados da Adobe, e se tornou um nicho importante dos negócios digitais. Na abertura do Web Summit em
Lisboa, nesta segunda-feira (11), a Visa reconheceu que criadores de conteúdo, os chamados creators, são “pequenos negócios”, e podem ter acesso a produtos financeiros da Visa disponibilizados para pequenas empresas no mundo todo.
A companhia acrescentou que lançou uma iniciativa para ajudar os creators a receberem pagamentos de forma mais rápida. Levantamento realizado pela Visa em 2020 mostrou que mais de dois terços dos creators afirmaram que a lentidão para receber os pagamentos pelas campanhas atrapalham seu crescimento.
Com isso, a companhia firmou parcerias com redes sociais e marketplaces para ajudar esses profissionais a receberem os pagamentos em tempo real em seus cartões de débito da bandeira Visa.
“É incrivelmente gratificante ver o mundo finalmente reconhecendo os creators como a força motriz por trás da economia digital. Temos orgulho de ajudar os criadores a expandir seus negócios, seja ajudando os creators a acessar financiamento com uma pequena solução de capital de giro ou ajudando a receber pagamentos em tempo real em seus cartões de débito”, disse Jonathan Kolozsvary, head global de Small Business na Visa.
A Visa disponibilizou até mesmo uma plataforma específica para os criadores de conteúdo, com soluções comerciais e um programa, chamado Visa Creator Program, que ajuda os creators a acelerarem seus negócios através de NFTs.
No Brasil, outras empresas também têm apostado no potencial da creator economy. É o caso da BrandLovrs, que quer ser o marketplace dominante do setor.