WhatsApp Summit Brasil

O que faz o Brasil ser o segundo maior mercado do WhatsApp no mundo?

Depois de perceber o potencial mercado do app no país, empresa quer se consolidar em todos os mercados da economia. Entenda!

Foto: Divulgação
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*Por Sabrina Bezerra, da StartSe

O Brasil, como você deve imaginar, é chave para o WhatsApp. O país conta com uma das maiores penetrações de uso do app no mundo: são 197 milhões de usuários de WhatsApp no Brasil, segundo estimativa da Meta.

Trata-se do segundo maior mercado da plataforma no mundo, atrás da Índia e à frente da Indonésia – que são os três maiores. Virou uma potência não apenas para o varejo, os bancos, como também para as empresas que usam APIs, escritórios que usam o app similar ao Slack, e por aí vai.

“Temos um ecossistema grande e vasto. Assim, acreditamos que toda conexão é uma oportunidade de estreitar relações [com os clientes], e também capturar novos leads e focar em conversões”, diz durante o WhatsApp Summit 2023 o vice-presidente da Meta para o Brasil, Conrado Leister.

Ele continuou o discurso afirmando que vê atualmente muita aplicação do app de mensageria principalmente no “mercado financeiro, varejo, aviação, seguros. Pois existe a necessidade desses setores em focar no relacionamento entre as empresas e os seus consumidores.”

Guilherme Horn, head do WhatsApp na América Latina (Foto: Divulgação/WhatsApp)

Porque as empresas usam o WhatsApp?

Observe: mais do que o WhatsApp ter uma base de milhões de usuários, são usuários ativos. “Todo mundo que usa o WhatsApp no Brasil, o usa ativamente, o tempo todo abrindo e tal. Então, é natural que essas empresas usem essa base que já está lá, porque não tem uma curva de aprendizado, você não tem que fazer ninguém baixar nenhum aplicativo, já está todo mundo ali”, conta Horn.

Mas, além de as pessoas estarem ativas, o tempo todo, no WhatsApp, elas querem se relacionar com as empresas por lá:

  • 80% dos brasileiros concordam que mensagens são sua forma preferida de se comunicar com uma empresa
  • 81% dos brasileiros acham que é mais fácil enviar mensagem para uma empresa do que lidar com um site
  • 79% dos brasileiros se sentem frustrados quando uma empresa não oferece mensagens como uma opção de contato


Horn ainda traz duas dicas para você criar bons relacionamentos com os seus clientes e, consequentemente, aumentar as vendas:

1 – Relevância da mensagem


“É muito importante a relevância das mensagens. A gente sabe que o WhatsApp tem taxas de conversão muito altas em todos os momentos da jornada porque ele é relevante para nós como usuários”, conta

Por quê? “A gente sabe que quando a gente abre o WhatsApp, a gente não tem spam ali. O que acontece, por exemplo, no e-mail. Então, essa relevância da mensagem é muito importante. O usuário tem que perceber a mensagem que a empresa está mandando para ele como uma mensagem relevante”, completa.

2 – Mensagem conveniente

“E segundo, essa mensagem tem que ser conveniente. Ela tem que chegar no momento adequado. Então, o dia da semana que você envia, a hora em que você envia, a imagem que você usa na mensagem, o tom de voz, o tamanho do texto, tudo isso conta para que a mensagem seja considerada conveniente pelo consumidor”, conclui o executivo.

WhatsApp para trabalhar?

Perguntei para o executivo se, em breve, vão lançar novas funcionalidades para concorrer com ferramentas como o Slack, já que empresas usam o WhatsApp para se comunicar com os times.

“A gente é uma plataforma e essa plataforma pode ser usada de várias formas para várias finalidades. A gente não faz nada especificamente para esse mercado, mas a gente sabe que tem empresas que usam”, afirma.

Por que importa?

Observe que o WhatsApp analisou que o Brasil é um dos países mais ativos no app do mundo. Assim, ao conectá-los às empresas dos mais diversos mercados, aumenta consequentemente a receita do negócio (esse, por sinal, será conversa para o próximo artigo).