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A Plenapausa, femtech brasileira especializada em soluções para mulheres na menopausa, está ampliando o seu modelo de negócios com o lançamento de um pilar educativo e informativo para cuidado e tratamento nutricional. Segundo as fundadoras, Carla Moussalli e Márcia Cunha, a plataforma irá funcionar como um “Dr. Consulta da Menopausa”, reunindo vídeos educativos, instrumentos de avaliação, aulas ao vivo, e-books com cardápios e dietas e um grupo de WhatsApp para tirar dúvidas e compartilhar experiências.

A femtech nasceu em 2021 com a missão de levar informação, cuidado e tratamento para mulheres a partir da menopausa. Desde então, o principal produto da startup tem sido os seus suplementos, desenvolvidos para aliviar sintomas do climatério como calor, cansaço, insônia, ansiedade, alteração de humor, falta de libido, além de seu colágeno e sérum facial. Para melhorar a experiência e oferecer um suporte ainda maior de bem-estar, a startup desenvolveu um questionário online gratuito que, com base nas respostas, identifica em qual fase da menopausa a mulher está e indica o melhor suplemento para cada caso. 

Atualmente, são mais de 17 mil mulheres avaliadas na plataforma e mais de 2 mil participando das rodas de conversa online promovidas pela empresa. “Ao longo dos anos, notamos que há uma enorme falta de acesso de informação e de profissionais que entendam e acolham essas mulheres, a sua maioria entre 40 e 60 anos”, afirma Márcia.

Com o seu novo serviço nutricional, a Plenapausa espera oferecer uma jornada de saúde completa, com suporte físico e emocional. O objetivo é proporcionar qualidade de vida e garantir que as mulheres recebam um acompanhamento integral contínuo, cuidadoso e personalizado para as suas necessidades. “A ideia não é fazer um curso ou entregar algo pontual que, depois, deixe a mulher desamparada. Pelo contrário, vamos acompanhá-la em toda essa jornada”, pontua.

Para isso, a Plenapausa conta com um time de especialistas com médicos, nutricionistas e personal trainers. “Desenvolvemos os acompanhamentos nutricionais com nossos parceiros próximos. As mulheres receberão um questionário e poderão fazer uma anamnese para trabalharmos no seu planejamento alimentar e melhora dos sintomas do climatério. Além disso, quinzenalmente teremos encontros online e ao vivo para que elas possam tirar dúvidas e adaptarmos o planejamento individualmente, se necessário”, destaca a empreendedora.

O novo serviço nutricional da Plenapausa está disponível no modelo de assinatura, com planos de R$ 297 (trimestral) e R$ 480 (semestral), ambos com opção de parcelamento.

Hora de crescer

Ao ampliar o seu modelo de negócios com as assinaturas, a Plenapausa encontra novas formas de aumentar sua margem e seu LTV (Lifetime Value). “Ao oferecer uma jornada completa de cuidado, podemos entregar mais valor para as nossas usuárias, entendendo em que fase elas estão do ciclo e até de que forma podemos ajudá-las com novos produtos. Por isso, nossa ideia é continuar na busca por dados para entender como podemos agregar ainda mais valor”, explica Carla.

Atualmente, a startup cresce com recursos próprios, com exceção de um acordo com a empreendedora e investidora serial Carol Paiffer – um dos tubarões do Shark Tank Brasil. “Participamos do Shark Tank e saímos de lá com uma proposta da Carol Paiffer. Depois, transformamos essa parceria e hoje a Carol é nossa sócia de outras maneiras”, afirma Carla, sem dar muitos detalhes sobre o acordo.

Agora, a Plenapausa começa a pensar em sua primeira rodada de investimentos. “Pode ser que a gente faça algo no fim deste ano, mas ainda estamos em conversas e analisando se esse é o momento certo para nós, como empresa, buscar esse investimento para escalar”, pontua. Segundo Carla, a expectativa é fechar 2024 com um faturamento de no mínimo R$ 1 milhão. “A gente olha para a longevidade da mulher. Se estamos vivendo cada vez mais, temos que viver cada vez melhor. A Plenapausa levanta essa bandeira e vamos entregar isso com os nossos serviços”, conclui.

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