Fintech

Asaas adquire NexInvoice e aprimora oferta de contas a pagar

Fintech também deve anunciar uma nova rodada de investimento este ano, se preparando para um IPO até 2027

Foto: Canva
Foto: Canva

O Asaas, fintech de conta digital para PMEs, acaba de anunciar mais uma aquisição, sua terceira em três anos. Trata-se da NexInvoice, startup de automação de contas a pagar do grupo Guiando, que tem entre seus clientes Gerdau, Iguatemi e Dasa. O valor da compra, no entanto, não foi revelado. 

Segundo a fintech, ao integrar o produto de contas a pagar da Nexinvoice, o Asaas busca automatizar mais processos de seus clientes e proporcionar ainda mais economia de tempo aos empreendedores. A ideia é levar o mesmo nível de automação – hoje acessível para grandes empresas – para o mercado de PMEs. Os planos de integração já estão em andamento, e a partir de abril, o Asaas começará a estruturar a integração dos produtos e times.

A aquisição também faz parte de um movimento estratégico que a fintech está executando nos últimos anos e ainda em 2024 deve anunciar uma nova rodada de investimento, preparando a operação para um IPO até 2027.

“O Asaas tem sido reconhecido por sua excelência em soluções de contas a receber, e estamos continuamente aprimorando nossas funcionalidades de contas a pagar. Esta aquisição faz parte de nossa estratégia para fortalecer nossa oferta e melhorar a experiência dos clientes”, afirma Piero Contezini, cofundador e presidente do Asaas, em nota. 

Acelerando o crescimento

O mais recente movimento da fintech a fim de acelerar o seu crescimento foi feito em agosto passado, quando levantou R$ 50 milhões em sua segunda operação de FIDC. O valor veio no rastro de uma rodada equity de R$ 100 milhões fechada dois meses antes.

Segundo destacou a fintech em nota na época, o FIDC tem como foco acelerar a operação de antecipação de recebíveis de cartão de crédito, melhorando o fluxo de caixa para seus clientes. Para a estruturação do fundo e coordenação da distribuição das cotas, a Asaas contou com o Itaú BBA.

Em relação às demais aquisições da startup, elas foram feitas em 2021. A primeira delas foi da Base ERP, com o objetivo de adicionar mais funcionalidades de gestão financeira ao portfólio do Asaas permitindo que em uma mesma ferramenta as empresas possam ter acesso a mais serviços. Posteriormente veio a compra da Code Money, carteira digital para pessoas físicas com foco em transações financeiras, transferências peer to peer e financiamento de boletos.