fbpx
Compartilhe

A Ume, plataforma brasileira de crédito e pagamentos via Pix, acaba de anunciar a sua rodada série A, no valor de US$ 15 milhões. O aporte foi liderado pela PayPal Ventures, com participação de NFX, Globo Ventures, Clocktower Ventures, Big Bets, FJ Labs, Endeavor e Norte Ventures. Em paralelo, a fintech também captou um Fundo de investimento em direitos creditórios (FIDC) de US$ 20 milhões, em parceria com Verde, Wersten Asset, Itaú, Credit Saison e Milenio.

Agora, as prioridades da empresa são fortalecer sua plataforma de serviços centrados no Pix, permitindo que pequenas e médias empresas do país ofereçam maior flexibilidade de pagamento para seus clientes. Segundo Berthier Ribeiro, cofundador e CEO da Ume, o objetivo é ajudar milhares de varejos a crescerem seus negócios e contribuir para que os consumidores tenham mais facilidade na hora de pagar suas compras.

“Ao colocar o Pix no centro de nossa estratégia, conseguimos entregar às PMEs uma variedade de serviços financeiros que elas podem oferecer de maneira fácil e conveniente para seus clientes. Assim, ajudamos os varejos crescerem e melhoramos a forma como o brasileiro compra”, diz o executivo.

Para colocar os planos em prática, a startup pretende investir nas áreas de vendas, marketing e tecnologia, acelerando a aquisição de varejos à rede e aumentando a oferta de produtos para clientes, tudo via Pix.

Atualmente, mais de 200 mil consumidores utilizam o crédito Ume para realizar compras em uma rede de lojas com mais de seis mil varejos parceiros. A plataforma permite que os lojistas ofereçam crédito de forma simplificada e mantenham relacionamentos com o cliente final ao terem acesso a análises de perfil do consumidor, riscos de fraude e processo de cobrança.

Desde a adoção do Pix na plataforma Ume, no início de 2023, a empresa aumentou sua base de varejos parceiros em cinco vezes, cresceu a recorrência de consumidores em três vezes e reduziu a taxa de inadimplência em 33%. Em comunicado, a fintech afirma que construir uma infraestrutura ao redor do Pix permite escalar o negócio rapidamente, por meio da inclusão instantânea de novos varejos e consumidores. Além disso, permite que uma parcela dos consumidores realize compras on e offline em varejos fora de sua rede de parceiros.

“A Ume capitalizou a onipresença do Pix no Brasil e ganhou força impressionante”, destaca Ian Cox, sócio da PayPal Ventures, em nota. “Estamos entusiasmados em apoiar a empresa, na medida em que eles continuam construindo o futuro dos pagamentos no Brasil”.

LEIA MAIS