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A Uppo, empresa que oferece benefícios flexíveis a empresas como LATAM, TIM, Prevent Senior e Golden Cross, acaba de concluir sua primeira rodada. Anunciado com exclusividade ao Startups, o aporte de R$ 1,25 milhão foi feito em apenas três semanas por meio da EqSeed, plataforma de equity crowdfunding que soma mais de R$ 80 milhões investidos em startups. 

Fundada no início de 2020, a Uppo visa auxiliar o RH das empresas no engajamento e retenção dos colaboradores por meio de benefícios corporativos flexíveis. O primeiro produto lançado foi o Clube de Vantagens, marketplace white-label personalizado com a identidade da marca. A plataforma reúne mais de 600 parceiros e 20 mil estabelecimentos que oferecem descontos em restaurantes, cinemas, hotéis, entre outros serviços e atividades. 

Com o tempo, a empresa ampliou o portfólio e desenvolveu outras soluções como o Programa de Pontos, que permite criar campanhas interativas, distribuir pontos e entregar recompensas para os funcionários de forma simples e com redução de custos. Já o cartão Uppo Flex, de bandeira Mastercard na modalidade crédito, surge para dar aos colaboradores mais praticidade e liberdade para usar os benefícios do dia a dia.

Embora atue no mercado de benefícios corporativos, disputado por players de peso como as HRTechs Caju, Swile e Flash, a Uppo busca ir além. A startup tem um foco grande em trazer soluções de banking, que permitem que o colaborador não só acompanhe e faça a gestão do saldo, mas também pague boletos e até faça um PIX pelo aplicativo. Por esse motivo, a empresa vem se posicionando muito mais como uma fintech do que HRTech, destacando os serviços de banking como diferenciais competitivos no mercado.

O negócio registrou R$ 1 milhão de faturamento em 2022 e hoje conta com mais de 1 milhão de usuários ativos, distribuídos entre mais de 50 clientes. “Estamos em um mercado gigante, com grande parte ainda nas mãos das empresas tradicionais. Então há muitas oportunidades e movimentos a serem feitos”, afirma Vanessa Poskus, cofundadora e CEO da Uppo, em conversa com o Startups.

Ganhando escala

Segundo Vanessa, a ideia é usar o dinheiro da captação para aprimorar o produto e a tecnologia, além de estruturar a máquina de vendas e investir em marketing para melhorar o posicionamento da marca. “A captação acontece em um momento em que nosso produto está pronto, validado, com clientes pagantes e grandes contas. Agora, vamos escalar”, explica.

A expectativa da Uppo para os próximos 5 anos é atingir 1 milhão de cartões e 20 milhões de usuários do seu clube de vantagens. Vanessa conta que alguns investidores interessados não conseguiram entrar a tempo no crowdfunding, então há apetite para uma nova rodada em cerca de 18 meses, já pensando em uma série A. No entanto, a startup não descarta um possível M&A, nem outras estratégias de crescimento. “O plano é crescer. A Uppo é uma empresa sexy para o mercado de benefícios e estamos abertos para entender e avaliar as oportunidades que surgirem”, diz a empreendedora.

“O mercado está sofrendo grandes transformações, consequências de mudanças regulatórias que deixam o setor muito mais interessante ao abrir espaço para startups com benefícios flexíveis, não apenas as gigantes tradicionais”, afirma Igor Monteiro, sócio e CIO da EqSeed. “A Uppo é uma empresa jovem que rapidamente conseguiu tracionar, o que mostra poder de execução e potencial de entrega. Além disso, os fundadores têm um alto nível de capacidade técnica, personalidade e caráter, o que dá confiança aos investidores”, pontua.

Para o executivo, a velocidade com que a rodada da Uppo foi concluída reflete a qualidade da empresa e o nível de engajamento dos empreendedores, além da melhoria do ambiente macroeconômico no mercado de investimentos. “Ainda estamos em um patamar muito distante de 2021. No entanto, já conseguimos ver uma melhora na perspectiva econômica, o que aumenta o apetite dos investidores”, avalia.

A captação da Uppo marca a primeira vez que uma startup liderada por mulher negra capta via EqSeed, que vem trabalhando para democratizar o mercado no Brasil e apoiar lideranças femininas a captar investimentos. “Vejo a Uppo como uma empresa que além de estar em um mercado competitivo e ter fortes possibilidades de crescimento, tem a oportunidade de trabalhar o propósito, uma das coisas que mais me motiva”, diz Vanessa, que faz parte da liderança do grupo AfroCubo, criado para conectar e fortalecer a comunidade de empreendedores e trabalhadores negros do hub Cubo Itaú. No ano passado, a Uppo recebeu um investimento do Google for Startups por meio do Black Founders Fund.

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