Cerca de seis meses depois de captar R$ 16 milhões em um aporte liderado pela Caravela Capital, a foodtech Diferente já começou a colocar em prática os seus planos de expansão. A startup de assinatura de alimentos orgânicos acaba de ampliar a sua atuação para as cidades de Campinas e Jundiaí, após a consolidação na Grande São Paulo. A notícia foi adiantada em primeira mão ao Startups.
A expansão para novas regiões já estava no radar da companhia. Quando anunciou a mais recente captação – uma extensão da rodada de R$ 24 milhões que a startup levantou em março de 2022 – os fundadores anteciparam que os recursos seriam direcionados para a expansão geográfica e a otimização do modelo de ofertas do negócio.
“Acreditamos que o nosso centro de distribuição consegue atender um raio de 500 km. Então, Campinas e Jundiaí foram excelentes oportunidades para validar essa tese. Além disso, acreditamos serem regiões onde poderemos ter um impacto maior em um curto período de tempo, pois já havia inúmeros pedidos dos consumidores para atendermos estes mercados”, afirma Paulo Monçores, cofundador e CTO da Diferente.
Segundo o executivo, os resultados iniciais da operação têm sido bem positivos. “Confirmamos que nosso modelo de negócio, sem precisar de muitas dark stores, funciona, pois as avaliações mostram que conseguimos entregar produtos tão bons quanto os que chegam a cidades mais próximas do centro de distribuição”, explica. Paulo acrescenta que a conversão está de acordo com o que já é esperado pela startup ao abrir novas praças, e que o foco agora é trabalhar para deixar a margem ainda melhor.
Os pedidos são separados no Centro de Distribuição da startup, localizado em São Paulo, ao lado da Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo). De lá, são enviados frescos aos clientes. Os produtos são colhidos, em média, três dias antes de chegarem na casa dos consumidores.
Crescimento sustentável
Sem revelar muitos detalhes, o CTO afirma que ao longo do ano a companhia seguirá a sua expansão para outras cidades, ainda mantidas em segredo. “Estamos em constante crescimento, sempre olhando para oportunidades, mas queremos ser uma startup saudável economicamente”. Hoje, a startup está presente em 14 municípios.
A Diferente viu na prática a mudança de ares no mercado de venture capital. O primeiro aporte da rodada, em março de 2022, aconteceu pouco antes da virada para o temido “inverno dos investimentos”. Já a extensão, anunciada em janeiro de 2023, foi concluída em um cenário bem mais adverso. “Nossa intenção não era necessariamente criar uma startup; queríamos criar um negócio de sucesso, voltado para seus unit economics. Desde o início, trabalhamos para provar ao mercado que temos um negócio que se mantém de pé”, diz Paulo.
“Temos uma operação em que, à medida que vamos escalando, vai ficando cada vez mais rentável – e este é nosso diferencial. Uma empresa com modelo interessante, lucrativo e que gera impacto social atrelado à sua economia. Embora não tenha sido fácil, isso fez com que a gente conseguisse captar em um momento extremamente difícil do mercado”, completa.
Para ampliar a proposta de valor do cliente, a Diferente investiu R$ 2 milhões na PitaIA, sua inteligência artificial que, integrada ao ChatGPT, sugere receitas com os produtos que vieram na cesta e dá dicas de armazenamento e conservação dos itens. A companhia tem ainda um algoritmo no app que prevê quais produtos deveriam ir na cesta do cliente, auxiliando o time da startup na compra dos itens.