Foodtech

Com chancela da Nestlé, Kuke pivota para SaaS e quer crescer 150%

Foodtech de experiências gastronômicas quer emplacar plataforma SaaS no próximo ano e mira rodada para 2025

Kuke Nestlé
Kuke Nestlé. Crédito: divulgação

Nascida como uma startup de delivery de kits de alimentos, a foodtech Kuke passou por transformações até chegar em seu modelo atual. Agora uma empresa de SaaS para empresas que desejam enviar kits de experiências gastronômicas, a startup anunciou uma nova fase em sua operação – e para marcar este momento, anunciou um cliente de peso: a Nestlé.

Através de sua nova plataforma, a Kuke ficará responsável pela gestão dos produtos oferecidos pelo portal Receitas Nestlé. Para o lançamento, estão disponíveis seis receitas que o cliente receberá no endereço e data selecionada, numa caixa contendo os ingredientes completos, produtos Nestlé, itens complementares e o passo a passo ilustrado em fotos com todas as etapas do preparo. Neste primeiro momento, as entregas concentram-se somente na cidade de São Paulo, com possibilidades de expansão para todo o país.

“A Nestlé é a maior indústria de alimentos do mundo, com várias categorias de produtos, e o portal Receitas Nestlé é o maior portal de conteúdo direto de uma marca no Brasil”, afirma Renata Ferretti, fundadora e CEO da Kuke. Tê-la como cliente impõe níveis altos de qualidade de entrega da nossa tecnologia. Estamos muito orgulhosos desse trabalho e empenhados no desafio que temos pela frente”, completa.

A parceria com a gigante alimentícia é reflexo de uma conexão que já aconteceu há algum tempo. Em 2021, a Kuke foi uma das selecionadas para o programa de inovação aberta da Nestlé, o Panela, que rendeu algumas provas de conceito (POCs), como uma ação de lançamento e vendas de kits a consumidores no dia dos namorados em 2022, e outra voltada aos funcionários da Nestlé.

Segundo a própria Kuke, o contrato com a Nestlé é o primeiro grande passo da companhia como plataforma Saas com foco na geração de recorrência de compra. Na prática, a startup está expandindo sua própria tecnologia para outras empresas que queiram atuar diretamente com o cliente e garantir uma renda recorrente.

Renata Ferretti, CEO e fundadora da Kuke
Renata Ferretti, CEO e fundadora da Kuke (Foto: Divulgação)

“Trata-se de uma plataforma all-in-one na qual é possível fazer a gestão e jornada completa da criação de produtos — com opções de criar oferta de produtos avulsos, combos ou kits, receitas, vale-presente, etc. — até a entrega dos pedidos, incluindo acompanhamento em painéis com dados do negócio e clientes”, explica a Kuke, em nota.

Com o empurrão deste primeiro contrato, e o foco na plataforma SaaS, a meta da companhia é crescer 150% no próximo ano, chegando a uma receita de R$ 2,4 milhões até 2025, quando pretende buscar uma nova rodada para escalar sua operação no mercado. Até o momento, a empresa já captou cerca de R$ 1,5 milhão em aportes com investidores-anjo, uma rodada crowdfunding na EqSeed, e uma rodada pré-seed liderada pelo Fundo Soberano do Espírito Santo (FUNSES), destinado a startup capixabas.

“Nossa meta é atingir 200 empresas usando a plataforma Kuke em 2024″, destacou Renata, apontando que o plano também é o de evoluir em funcionalidades relacionadas a criação de produtos, soluções e experiências. “A marca pode criar soluções diversas dentro da plataforma como combo, kits, vale presente, carteiras de créditos, dentre outras, com aplicações de IA, isso além da gestão completa e integrada que já oferecemos”, completa.