Foodtech

Com mais R$ 9M, Mercado Diferente não quer ficar só na feira

Collaborative Fund e Caravela entraram com o novo aporte na foodtech, que planeja expandir portfólio e infraestrutura

Mercado Diferente
Mercado Diferente. Foto: divulgação | Divulgação

A Mercado Diferente, foodtech de assinatura de alimentos saudáveis em caixas personalizadas, acabou de fazer uma nova captação. Em o que a companhia chamou de rodada pré-série A, a empresa levantou R$ 9 milhões para reforçar seu caixa, em um aporte conduzido pelo Collaborative Fund, com a participação da Caravela Capital – ambos já tinham investido na empresa.

Em nota, a companhia destacou que a injeção de capital servirá para impulsionar a expansão do portfólio de produtos da marca, indo bem além das caixas com itens de feira, que foi o que impulsionou o negócio em seu início. A expectativa é aumentar o número de itens oferecidos em pelo menos 50% – atualmente o sortimento da companhia está em torno de 300 SKUs.

Dentre as novidades do portfólio está o incremento de alimentos refrigerados (com uma linha completa de laticínios), congelados (frango, carne bovina e peixes), entre outros produtos.

“Outro foco do investimento será o lançamento de produtos private label (como sucos, molhos e ovo), que terão a marca da Mercado Diferente, oferecendo qualidade a preços acessíveis aos clientes”, destacou a startup em comunicado.

Além do incremento na oferta de produtos, a companhia planeja utilizar parte dos novos recursos para melhorar a sua infraestrutura operacional, continuando os investimentos em seu centro de distribuição, que fica na região da Vila Leopoldina, perto do Ceagesp da capital paulistana.

A partir deste centro, a Mercado Diferente consegue atender cerca de 50 cidades na Grande São Paulo, assim como Curitiba, cidade onde o cofundador e CEO Eduardo Petrelli empreendeu anteriormente com a James Delivery, empresa que foi vendida para o o grupo Pão de Açúcar em 2018. Os outros fundadores são Saulo Marti (ex-Olist) e Paulo Monçores (ex-VTEX).

Contudo, a companhia não pretende ficar só nisso. A startup também destinará recursos para a parte de desenvolvimento e usabilidade, aprimorando a sua inteligência artificial proprietária – a PitaIA – que, integrada ao ChatGPT, sugere receitas com os produtos que vieram na cesta e dá dicas de armazenamento e conservação dos itens.

De acordo com Eduardo Petrelli, a expectativa é que estes movimentos contribuam para que a marca alcance o faturamento de mais de R$ 60 milhões ao fim deste ano. Além disso, a companhia tem como seu principal objetivo chegar ao breakeven até o fim de 2024.

Eduardo Petrelli, CEO da Mercado Diferente
Eduardo Petrelli, CEO da Mercado Diferente (Foto: Mariana Harder/Divulgação)

“Nosso objetivo em 2024 é ampliar a variedade de alimentos para nos consolidarmos como o mercado online mais completo do Brasil e levar cada vez mais novas opções saudáveis aos clientes, melhorando também a sua experiência de compra por meio de uma tecnologia avançada e um atendimento personalizado”, avalia o CEO, em nota.

Com a nova rodada, a Mercado Diferente já soma R$ 45 milhões em investimentos captados. Antes desta pré-série A, a companhia levantou em janeiro do ano passado R$ 16 milhões com a Caravela Capital, Collaborative Fund, South South Ventures e Valor Siren Ventures.