Foodtech

Na base das dark kitchens, MrBeast Burger desembarca no Brasil

Colombiana Foodology trouxe a marca para três cidades no país com plano de vender 60 mil hambúrgueres no 1º mês

MrBeast Burger (Crédito: divulgação)
MrBeast Burger (Crédito: divulgação)

Você pode não ser fã, mas é difícil não saber quem é o MrBeast. YouTuber mais famoso do mundo, com mais de 250 milhões de seguidores, hoje sua marca estampa diversos produtos ao redor do globo. Nos Estados Unidos, ele tem até sua cadeia de fast food, o MrBeast Burger. E agora ela está chegando ao Brasil.

A rede de fast food está desembarcando em terras canarinhas por meio da startup colombiana Foodology, e vai funcionar dentro do modelo de dark kitchens da foodtech, que tem a exclusividade de operação da marca na América Latina.

Mas então, o que isso quer dizer? Bem, em vez de abrir lojas físicas no estilo McDonald’s – ou até mesmo as que a própria MrBeast Burger tem na Europa, Ásia e Oriente Médio – a marca de fast food atenderá os clientes por meio das 15 dark kitchens da Foodology, com a venda em plataformas como iFood e Rappi.

No Brasil, a estreia será em 13 pontos de venda em São Paulo, um em Curitiba e mais um que está abrindo no Rio de Janeiro. Segundo o country manager da Foodology no Brasil, Álvaro Lopez, a nova marca chega para acelerar ainda mais os planos de crescimento da companhia no mercado brasileiro. A meta é vender cerca de 60 mil hambúrgueres apenas no primeiro mês de operação.

“A MrBeast Burger está muito alinhada com o plano de crescimento da Foodology no Brasil, é uma operação nova, mas que em um ano e meio já atingiu números expressivos”, pontua Álvaro, em conversa com o Startups. Além da MrBeast Burger, a Foodology atende outras sete marcas em suas dark kitchens no Brasil.

Álvaro Cambra López, country manager da Foodology no Brasil (Foto: divulgação)
Álvaro Cambra López, country manager da Foodology no Brasil (Foto: Divulgação)

“O Brasil ainda é o terceiro mercado nosso na América Latina, atrás do México e da Colômbia, mas a expectativa é que ele se torne o número 1 em dois anos”, completa Álvaro. Atualmente, a foodtech possui cerca de 100 dark kitchens nos países em que atua – além de México, Colômbia e Brasil, a empresa também está no Peru.

Apesar da oferta principal ser no modelo das cozinhas fechadas, está no plano da Foodology levar pop-ups stores do MrBeast Burger para o público, repetindo a experiência já feita nos outros mercados onde a startup também levou a marca do influencer. Segundo Álvaro, a expectativa com tais ações é repetir o sucesso que teve no México, onde a marca rende US$ 5 milhões anualmente.

“Acredito que no Brasil temos o poder de ser ainda maiores. Lá fora ainda tem muito o que crescer, mas no Brasil não tiramos nem 5% do potencial de mercado que existe por aqui”, afirma Álvaro, frisando que a operação brasileira da Foodology ainda é jovem – chegaram por aqui em meados de 2021.

Expansão e investimentos

Atualmente, a Foodology tem 15 dark kitchens no Brasil, mas com a chegada da MrBeast Burger, a companhia quer acelerar sua expansão. Para este ano, Álvaro revela que o foco é abrir novas unidades no Rio de Janeiro, aumentando o volume de pedidos e preparando o terreno para a chegada em novas capitais a partir de 2024.

Para dobrar sua aposta no Brasil, a Foodology está com dinheiro em caixa. No ano passado, a startup levantou US$ 17 milhões em rodada com a a16z, Chimera, Daedalus Ventures e 30N. Desde a sua fundação em 2019, a startup arrecadou mais de US$ 50 milhões em financiamento, atraindo outros nomes como a Grão.VC, Wollef e Kayyak Ventures.

“Temos a sorte ter alguns dos melhores VCs no mercado em nosso captable e, com certeza, estes investimentos estão muito relacionados ao potencial e à expectativa que nós da Foodology temos no Brasil”, finaliza Álvaro.