*A cobertura especial do Startups no Gramado Summit tem apoio da Sólides.
Além de promover a conexão entre empreendedores, investidores e demais agentes do ecossistema, e oferecer conteúdo sobre o mercado de inovação, o Gramado Summit também foi palco para o lançamento de diversas iniciativas relevantes ao ecossistema. Foi o caso da europeia Fábrica de Startups.
A aceleradora apresentou durante o evento o Tourism Explorers Serra Gaúcha, seu primeiro projeto no Brasil, e na América do Sul, a ser tocado pela sua mais nova licenciada brasileira com sede em Gramado, com o apoio da Secretaria de Inovação da Prefeitura da cidade gaúcha. Nascida há 10 anos em Portugal, a Fábrica já ajudou mais de 4 mil empreendedores e startups na Europa, Ásia e África.
O Tourism Explorers trata-se de um programa de ideação e aceleração em que startups nacionais e internacionais são convocadas a identificar os desafios mais importantes das cidades turísticas e, com o apoio de big techs, endereçar as mais disruptivas e viáveis soluções, potencialmente recebendo investimento ou aceleração para implementação. A versão brasileira abrange também startups da Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile.
O programa é inspirado na versão europeia desenvolvida ao longo dos últimos 5 anos pela Fábrica de Startups em parceria com a Autoridade Turística Nacional de Portugal. Durante este período, a aceleradora apoiou 500 startups e 2 mil empreendedores em 236 projetos que beneficiaram de forma significativa o ecossistema do turismo português.
“Nossa premissa é buscar resolver o tripé: problemas reais, massivos e frequentes. Não esperamos um briefing de problemas, nós vamos atrás e montamos programas para que o ecossistema nos ajude a resolvê-los. O turismo é lindo e maravilhoso, mas quanto mais bem sucedido é, mais problemas traz, como questões relacionadas à mobilidade, sustentabilidade, etc. E é a partir desse conceito que se baseia o Tourism Explorers”, detalhou ao Startups, Egon Barbosa, sócio da Fábrica de Startups Portugal e Strategy Advisor da licenciada brasileira. Ao lado dele no projeto estão Manoela Moschem, CEO da Fábrica de Startups Brasil, e Marcia Ferla, diretora de Operações(COO).
Segundo Egon, a ideia é começar o programa pela serra gaúcha e, em breve, levar o Tourism Explorers por todo o Brasil. No caso de Gramado, transformar a cidade em um destino turístico inteligente, alinhado a valores como conveniência, produtividade, sustentabilidade, qualidade de vida e experiência diferenciada para quem visita o local.
“Das startups que participaram do nosso programa de turismo em Portugal, 60% ainda estão ativas, sendo que 23% delas conseguiram aporte financeiro e 13% internacionalizaram seus negócios”, acrescenta.
Startups e empreendedores interessados em participar da primeira edição do Tourism Explorers no Brasil podem conhecer mais sobre o programa e fazer a pré-inscrição por este link.