No início de 2022, a Sólides, que oferece uma plataforma completa de gestão de pessoas para PMEs, recebeu o maior aporte já captado por uma HRTech na América Latina: R$ 530 milhões pela americana Warburg Pincus. Mas até chegar a este ponto, a startup mineira fundada em 2010 passou por altos e (muitos) baixos, que inclusive quase culminaram em sua falência.
O segredo encontrado pela CEO da startup, Mônica Hauck, para dar a volta por cima e escalar foi revelado por ela mesma durante painel no último dia do Gramado Summit, evento de inovação e empreendedorismo que reuniu cerca de 10 mil pessoas esta semana na cidade sulista.
A empreendedora revelou que, em 2015, quando ela e o sócio (e marido) Alessandro Garcia, tomaram uma série de decisões erradas, na ânsia de querer escalar o negócio com rapidez, quase quebraram a empresa. Na época, e desde a sua fundação, a Sólides oferecia uma única solução, de mapeamento comportamental para RHs de PMEs.
“Meu primeiro erro foi executar uma visão certa da forma errada, não dimensionei o custo. Quis desenvolver algo grande, sem investidor, e acabei sem dinheiro e produto. Outro ponto foram as divergências de opiniões entre eu e meu marido. Se eu tivesse valorizado o olhar analítico dele, eu não teria quebrado. Valorize aquilo que te falta, você não vai ter nem saber de tudo”, declara Mônica.
A volta por cima
Atolada em dívidas, Mônica não desistiu. Continuou tocando a empresa, mesmo desmotivada. Foi então que ela e o sócio decidiram, em 2015, pivotar e criar um SaaS destinado a atender toda a jornada de gestão de pessoas em PMEs. Desenharam então um plano agressivo, com o objetivo de triplicar o crescimento por 2 anos seguidos e depois, dobrá-lo por mais 2 anos.
“Pivotamos no meio de uma crise econômica e sem investidor. Eu não tinha margem para erros. Foi então que aprendi a ser disciplinada com foco em eficiência operacional e decidi investir no desenvolvimento do meu time. Isso mudou o jogo totalmente”, afirma ela.
O primeiro aporte veio em 2019, do DGF Investimentos. A startup recebeu na época uma série A de R$ 3,5 milhões e os recursos foram utilizados para o lançamento de produtos e dar sequência ao seu ambicioso plano de expansão. Depois de 3 anos veio a pomposa série B de R$ 530 milhões e a primeira aquisição da Sólides: foi a Tangerino, startup de controle de ponto digital e gestão de jornada de trabalho. Atualmente mais de 25 mil clientes usufruem da plataforma de gestão de pessoas da HRTech.
Jornalista com 12 anos de experiência no mercado de TI corporativa dedicados à apuração e produção de reportagens sobre tecnologia, negócios, finanças e carreira, incluindo a cobertura de eventos internacionais. Tem passagens por veículos e empresas de mídia de destaque do segmento, como TI Inside e IT Mídia.