*A cobertura especial do Startups no Gramado Summit tem apoio da Sólides.
Embora o ecossistema brasileiro cresça a cada ano, ainda há muita confusão do que é ser uma startup e do propósito de se investir no negócio. É o que afirmou o CEO da Bossanova Investimentos, João Kepler, ao iniciar seu painel durante o 1º dia do Gramado Summit. “Muita gente faz startup porque é modinha e não é sobre isso. Temos no mercado uma alternativa para o desenvolvimento econômico, com soluções que resolvam problemas reais”, dispara.
Defensor (e investidor) do early stage, João reforçou que, a chave para o sucesso de uma startup em fase inicial é justamente não querer crescer a qualquer custo, como muitas o fazem pelo hype em “ter de se tornar unicórnios”. Segundo ele, startups focadas em gerar caixa e em pagar suas próprias contas inclusive não vão ter problemas ao passar por situações de crise econômica, como a que vivemos atualmente.
“Me especializei no early stage porque para mim é a melhor opção de dinheiro e retorno. As startups no estágio inicial são muito mais sustentáveis desde o início, fazem mais com menos caixa. São essas startups que podem multiplicar seu valor investido no médio/longo prazo”, acrescenta João, dizendo que a Bossanova faz em torno de 10 investimentos por mês no early stage. No ano passado, a companhia aportou quase R$ 60 milhões.
Durante sua apresentação, o empresário também defendeu o early exit, operações de saída em um prazo mais curto se comparado à jornada de venture capital, afirmando que o “go exit” substitui a velha expressão “go big”.
“Meu conselho é: comece pequeno, enxuto, faça rodadas de captação somente para o necessário e busque o exit antecipado. Não se trata de fazer uma saída antecipada a qualquer custo ou momento, se trata de ter um plano, de ter uma condição real de saída. Crie uma startup sempre pensando no momento da venda”, completa.
Jornalista com 12 anos de experiência no mercado de TI corporativa dedicados à apuração e produção de reportagens sobre tecnologia, negócios, finanças e carreira, incluindo a cobertura de eventos internacionais. Tem passagens por veículos e empresas de mídia de destaque do segmento, como TI Inside e IT Mídia.