Crescimento estratégico

JoGo lança solução de growth acessível para startups early stage

Com equipe enxuta e modelo acessível, solução busca suprir lacuna no growth marketing para empresas em estágio inicial

João Gonçalves, CEO da JoGo
João Gonçalves, CEO da JoGo | Foto: Divulgação

A JoGo, agência de growth para startups early stage, está ampliando seu portfólio com o lançamento do Smart Growth, uma solução desenhada para atender startups da fase de prototipação até o pré-seed. O objetivo é oferecer um modelo acessível e eficiente para empreendedores no início de suas jornadas, que precisam de suporte estratégico e operacional em growth marketing, mas não dispõem de grandes orçamentos.

De acordo com João Gonçalves, CEO da JoGo, a nova solução surge em resposta a um dos principais desafios enfrentados por startups early stage: a falta de opções viáveis para estruturar estratégias de crescimento. “Os empreendedores se veem diante de duas alternativas: ou montam uma equipe reduzida e sem expertise completa, ou contratam serviços muito caros para o momento em que estão. Percebemos que precisávamos solucionar isso”, explica.

O Smart Growth foi desenvolvido com foco na eficiência, priorizando as ações essenciais para avançar rapidamente, sem distrações e desperdício de recursos. A solução oferece um squad especializado formado por cinco profissionais: um designer, um redator, um analista de growth, um analista de negócios e um growth lead. Esse time enxuto cobre cerca de 90% das necessidades de growth das startups em estágio inicial, permitindo que os fundadores foquem em outras frentes estratégicas para o negócio.

“Nosso propósito sempre foi democratizar o acesso ao conhecimento especializado em growth e marketing para startups. Com o Smart Growth, conseguimos levar a qualidade dos grandes players para quem está começando, a um preço que cabe no bolso”, afirma João.

A solução está disponível por menos de R$ 10 mil, um valor competitivo em relação à contratação de uma equipe interna ou de outras consultorias especializadas.

Geração de valor

Embora o foco principal sejam startups em estágio super inicial, que ainda estão validando o Product-Market Fit e testando estratégias de Go-to-Market, o Smart Growth também pode atender pequenas e médias empresas digitais que buscam aplicar métodos modernos de growth, com foco em canais online. Em alguns casos, startups mais maduras que estão lançando novos produtos e precisam testar mercados rapidamente também podem se beneficiar do modelo.

“Trazemos toda expertise da JoGo – que já desenvolveu mais de 20 metodologias proprietárias e realizou mais de 150 projetos com startups, com mais de R$ 1 bilhão em mídia investida por nossos profissionais – e aplicamos em um modelo one size fits all, com um squad compartilhado que não pesa no orçamento e utiliza tecnologia para otimizar os resultados”, destaca o CEO.

Com este lançamento, a JoGo amplia seu portfólio de soluções para startups early stage. Além do Smart Growth, a empresa oferece um modelo de Growth as a Service, que envolve as diferentes frentes de atuação de uma equipe de growth – estratégia, branding, analytics e operação de canais de aquisição e retenção de clientes. Enquanto o Smart Growth atende startups da prototipação ao pré-seed, o Growth as a Service é voltado para empresas no “estirão de crescimento”, geralmente entre o seed e a série A.

Segundo João, outro diferencial do Smart Growth é a rapidez na implementação. O modelo permite que as startups comecem a operar a partir da primeira semana, sem necessidade de longos processos de planejamento estratégico. “Empacotamos a solução para que fosse flexível e de execução imediata, eliminando excessos e garantindo um preço acessível”, afirma o CEO.

A solução também atrai hubs de inovação, Corporate Venture Capital (CVCs) e equipes de inovação que desejam testar estratégias rapidamente e com custos reduzidos. O Smart Growth foi desenvolvido ao longo do último ano e testado desde novembro, com lançamento oficial para o mercado em fevereiro.

Com essa novidade, a JoGo estima um crescimento de 200% na base de clientes em 2025. No primeiro semestre, o foco será a expansão do Smart Growth, complementando os serviços de Growth as a Service. No segundo semestre, a empresa pretende investir ainda mais em tecnologia, incorporando inteligência artificial para otimizar entregas e maximizar os resultados dos clientes.