Healthtechs

Starbem pivota para oferecer saúde mental ao mercado B2B

Healthtech oferece serviço de teleconsultas com médicos, psicológicos e nutricionistas de forma 100% digital

Telemedicina - Startups
Foto: Startups

Desde 2020 oferecendo serviço de teleconsultas pelo celular, a healthtech Starbem decidiu pivotar o modelo de negócio para endereçar o mercado B2B. Com exclusividade ao Startups, a empresa anunciou que está focando na oferta de serviços de saúde mental para empresas brasileiras, com a expectativa de fechar uma nova rodada de captação e faturar R$ 14 milhões em 2023.

A startup nasceu como um spin-off da Missão Covid, plataforma lançada na pandemia para prestar teleatendimento a pacientes com sintomas do coronavírus. “A distribuição do sistema de saúde no Brasil é heterogênea, centralizada no Sudeste e nas grandes capitais. Buscamos ajudar as pessoas com a telemedicina, que era uma novidade na época e, com isso, a Missão Covid alcançou mais de 1.500 médicos e 220 mil pacientes atendidos em 88 países”, afirma Leandro Rubio, CEO e cofundador da Starbem.

Por conta da demanda, a solução da Missão Covid foi validada em poucos meses e, com o tempo, pacientes começaram a buscar a plataforma em busca de outros atendimentos, não apenas relacionados à Covid-19. De olho no potencial de mercado, Leandro e o sócio, Cristiano Kanashiro, lançaram o spin-off da Starbem ampliando os serviços e as especialidades oferecidas na plataforma. A healthtech começou a operar no B2C justamente por seguir a proposta da Missão Covid de oferecer acesso à saúde de forma digital e humanizada para a sociedade.

“Como já tínhamos uma base grande de pacientes e profissionais, pensamos que seria tranquilo seguir no B2C, mas não. O business-to-consumer tem um custo de aquisição alto e queima muito caixa”, explica Leandro. Ele destaca que a empresa tinha vários concorrentes no segmento e, embora trabalhasse com valores acessíveis, teria que baixar ainda mais o custo para competir, a ponto do serviço perder a qualidade. 

A virada de chave aconteceu quando os fundadores testaram a solução na empresa de amigos e pessoas próximas. A grande proposta de valor está nas PMEs, principalmente as que não oferecem plano de saúde como benefício aos colaboradores. Pelo app, a Starbem disponibiliza consultas médicas, psicológicas e nutricionais com especialistas e clínicos gerais de forma 100% digital. A healthtecth opera com o conceito de prevenção e saúde integrada, disponibilizando mais de 15 especialidades médicas, além de parcerias com Gympass, laboratórios e drogarias.

Leandro Rubio, CEO e cofundador da Starbem
Leandro Rubio, CEO e cofundador da Starbem (Foto: Divulgação)

Expectativas de mercado

Além dos serviços para PMEs, a startup tem uma vertical de produtos direcionada para clientes enterprise, acima de mil vidas, entregando pacotes premium no estilo boutique com foco especial em saúde mental. Com concorrentes como Vittude e Zenklub, a Starbem encontrou algumas formas de se destacar no mercado.

“Conectamos o psicólogo com o RH para que o setor de Recursos Humanos compartilhe quais são as principais dores da empresa e, juntos, eles construam trilhas para melhor cuidar da saúde mental dos colaboradores. Além disso, oferecemos palestras mensais nas companhias e disponibilizamos o atendimento de psiquiatria”, afirma Leandro. 

As consultas virtuais com especialistas são complementadas com o StarCheck, inteligência artificial que indica como anda a saúde do usuário em apenas 30 segundos. A partir da câmera do celular, a solução mede o nível de estresse, pressão arterial, frequência cardíaca e respiratória e outros dados de saúde. As informações são automaticamente incorporadas ao prontuário do paciente no próprio app para um diagnóstico mais assertivo.

A Starbem atende mais de 80 empresas, incluindo a perfumaria Sumirê, a indústria de alimentos Flormel, a rede de lojas Lofty Style e a empresa de transporte público Sambaíba. A startup tem, ainda, uma parceria com a Claro, oferecendo seus serviços para os clientes da operadora. Tudo isso fez com que o faturamento da healthtech saltasse de R$ 78 mil, no 1º trimestre de 2022, para mais de R$ 1 milhão, no mesmo período de 2023. A expectativa é que o faturamento chegue a R$ 14 milhões até o fim do ano.

Para apoiar esses planos, a companhia, que captou R$ 3 milhões com investidores-anjo entre 2021 e 2022, pretende fechar uma rodada seed no valor de R$ 5 milhões nos próximos meses, com um valuation acima do registrado anteriormente.