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A missão da 3ClicksRH é um tanto ambiciosa: liderar e impulsionar a transformação digital do RH no Brasil. Fundada há cerca de um ano por Alexandre Espinosa e Hélio Dantas, a startup desenvolveu uma plataforma SaaS baseada em dados que centraliza todas as informações da jornada do colaborador de forma simplificada, potencializando as áreas de Recursos Humanos em seus desafios de digitalização e na melhoria da experiência do colaborador.

“Antes de criar a 3ClicksRH, trabalhei em uma empresa onde tive o desafio de implementar um modelo de RH Digital para um grande player, com mais de 40 mil pessoas.  Ao longo do tempo, notamos um aumento de eficiência e economia em cada processo, melhorando a experiência do colaborador e gerando resultados comprovados de forma autossustentável. O projeto deu tão certo que decidimos fazer uma startup com base nessa experiência”, conta o CEO, Alexandre Espinosa, em entrevista ao Startups.

A solução foi desenvolvida com base em três personas: os colaboradores, os gestores e o próprio RH. Para os colaboradores, a plataforma oferece serviços como a resolução de questões cadastrais, gerenciamento de dependentes, solicitação de férias, acesso a demonstrativos de pagamento e informes de rendimentos. Já os gestores têm à disposição ferramentas para gerenciar férias de suas equipes, solicitar revisões salariais, promoções, transferências, novas posições e até mesmo o desligamento de funcionários. Por fim, o departamento de RH pode validar e aprovar solicitações, enviar informações para o processamento da folha de pagamento e acessar uma vasta quantidade de dados para a tomada de decisões estratégicas.

Além da plataforma central para digitalizar os processos transacionais e operacionais do RH, a startup possui integração com 16 HRTechs parcerias que, juntas, formam o que a empresa chama de Lego – um ecossistema de soluções digitais de RH que visam acelerar a implantação de uma jornada digital e fluída. Unico, 99Jobs.com, Onyma e Benefício Certo são alguns dos nomes que fazem parte do hub.

Rumo ao crescimento

Para ganhar espaço em um mercado com players de peso como Sólides, Convenia e Factorial, a 3ClicksRH aposta em seus diferenciais. O primeiro é o fato da startup ter o RH em seu DNA. “A 3ClicksRH foi desenhada pela experiência própria dos fundadores, que juntos somam mais de 77 anos de trajetória no setor. Vivenciamos os problemas na pele e criamos um produto que resolve dores reais a que nos deparamos ao longo dos anos”, destaca Alexandre. Uma plataforma feita do RH para o RH.

“Enquanto outras HRTechs fazem módulos que até podem ser bons individualmente mas que não atendem às necessidades do RH como um todo, a 3ClicksRH abrange essas demandas por completo, graças ao nosso ecossistema de plataformas e soluções especializadas, e atuamos como um centralizador de dados para a tomada de decisões do RH”, acrescenta o executivo.

Com essa proposta de valor, a companhia realizou a primeira venda em agosto de 2023 e, nos meses seguintes, atraiu 10 investidores-anjo a aportar R$ 1,2 milhão no negócio. Hoje são quase 10 clientes no portfólio, com a expectativa de conquistar uma carteira de mais de 120 empresas entre 500 e 3 mil colaboradores até o terceiro ano de operação, com foco nos segmentos de agronegócio, varejo, transporte/logística e hospitais.

“A prioridade para 2024 é fazer com que os primeiros clientes testem absolutamente todas as funcionalidades, seja na nossa plataforma central de dados ou em todas as outras startups do ecossistema. É fazer com que esse cliente-amigo nos ajude a impulsionar neste primeiro ano, para que a gente possa começar a escalar a partir do próximo”, afirma Alexandre, acrescentando que a projeção é alcançar o breakeven no segundo ano de operação.

A ideia é fazer uma espécie de fórum com os clientes. “Eles vão dizer quais são suas necessidades, quais das ferramentas precisam de melhorias e o que já funciona bem. O cliente vai ser um dos nossos principais motores, criticando, elogiando e falando o que eles esperam da 3ClicksRH no futuro. Queremos elevar o patamar do RH para que ele seja um decisor baseado em dados”, finaliza o CEO.

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