Nos últimos dois anos, startups e empresas de tecnologia em todo o mundo foram fortemente impactadas por um cenário de aumento do juros, alta da inflação e instabilidade macroeconômica. Como alternativa para reduzir custos e segurar o caixa, cortes e mais cortes de pessoal, e uma série de demissões em massa que deixaram muitos profissionais talentosos em busca de recolocação e novas oportunidades.
Esse movimento trouxe à tona a necessidade ainda maior de conectar pessoas altamente qualificadas às vagas de trabalho disponíveis nas empresas. É justamente nesse contexto que nasce a OndeTemVaga, plataforma 100% gratuita construída com inteligência artificial para apoiar empresas e candidatos. O portal foi lançado por João Gabriel Santos, criador do Layoffs Brasil, para facilitar o processo de contratação e busca de emprego.
Após notar a dificuldade que profissionais enfrentam para encontrar vagas com o match perfeito para o seu perfil, ele investiu R$ 100 mil do próprio bolso para desenvolver a solução, com foco na experiência dos candidatos para uma contratação mais assertiva. O principal objetivo é criar conexões precisas com base no equilíbrio entre as expectativas das empresas e as competências técnicas e os interesses dos profissionais.
A plataforma analisa diversos critérios como modalidades de trabalho (remoto, híbrido e presencial), faixas salariais, níveis de senioridade, habilidades específicas e a disposição do candidato em compartilhar suas informações – juntando tudo isso para indicar as melhores correspondências para as necessidades de cada empresa e pessoa. As organizações podem criar vagas diretamente na OndeTemVaga ou direcionar as já existentes para o site. Na outra ponta, os candidatos têm total autonomia para decidir o que fazer diante de cada oportunidade.
Talentos no centro
Segundo João, em um mundo com cada vez mais plataformas de vagas de emprego e soluções para o RH, o grande diferencial da OndeTemVaga é a sua abordagem centrada no profissional, e não nas empresas. “Muitas das empresas do ecossistema de RH erraram nisso. Elas têm soluções focadas em sales, com o objetivo de vender para as empresas e não de realmente ajudar os candidatos a encontrar um emprego. O ponto principal da OndeTemVaga é inverter essa lógica, colocando o candidato no centro do processo e a empresa, como consequência”, afirma.
Ele destaca a inteligência artificial como outro diferencial competitivo. “Coloquei a mão na massa e testei todas as plataformas possíveis de IA para desenvolver a ferramenta que tenho hoje. Essa tecnologia é capaz de entender o perfil do colaborador e também da empresa, permitindo que as vagas cheguem nas pessoas corretas e qualificadas de maneira fácil e eficiente”, explica.
Esses elementos contribuíram para que, em menos de quatro meses, a OndeTemVaga conseguisse atrair mais de 100 mil profissionais, 3 mil empresas e 90 mil vagas em aberto. A expectativa é, ainda em 2024, chegar a 1 milhão de profissionais ativos e mais de 9 mil companhias cadastradas. Inicialmente, o portal é voltado exclusivamente para profissionais da área de tecnologia, mas em breve o site deve alcançar todos os tipos de empresas, com diversas áreas de atuação.
Esse crescimento deve ser feito de forma totalmente orgânica. “Quando decidi criar a OndeTemVaga, várias pessoas começaram a me oferecer boas propostas de investimento. No entanto, não é um modelo de negócio para fazer bilhões de reais. O dinheiro traz conforto, mas também ansiedade, e eu não iria conseguir dormir tranquilo à noite tendo esse dinheiro todo no bolso com a pressão de dar o retorno para o investidor”, explica João.
Segundo o empreendedor, o potencial da OndeTemVaga é ser o ponto de partida para outros modelos de negócio mais lucrativos. “Acredito na tese de unir mídias, dados e plataformas. Com a OndeTemVaga, quero criar uma plataforma que gere dados para que, a partir disso, eu tenha informações para montar novos modelos de negócio em torno disso. É uma porta de entrada para a construção de um ecossistema maior, uma jornada completa para melhorar a relação entre pessoas e o trabalho”, pontua.