Para quem não sabe totalmente como funciona uma solução de validação de identidade, a maioria delas utiliza o que é chamado de modelo probabilísico, em que a autenticação vem de um score, que pode variar de -100 a +100. Para a idtech Unico, porém, este modelo ainda representava uma barreira para entrar em alguns mercados. Para endereçar isso, a companhia está colocando na rua um novo produto.
É o caso do IDUnico, tecnologia que usa a biometria facial combinada a outras camadas de segurança para validar a identidade em menos de três segundos, a partir de uma selfie do usuário, oferecendo uma resposta determinística e não baseada em probabilidades.
Para a companhia, a solução chega para solucionar uma dor dos clientes, especialmente na hora de autenticar usuários na parte transacional. Segundo Guilherme Ribenboim, vice-presidente Comercial e de Marketing da Unico, a solução já vai pra rua entregando vantagens para boa parte da base de clientes da companhia – no caso, empresas do setor financeiro.
“Com o IDUnico, as empresas podem confiar 100% na face do cliente para abrir uma conta, um cadastro ou fazer uma transação”. Um outro cliente utilizava soluções de dois fornecedores para comparar os resultados e aumentar a probabilidade de acerto. “O IDUnico passou a ser a única solução ao entregar um resultado determinístico e assertivo, reduzindo custo e melhorando a performance”, destaca.
Em entrevista ao Startups, Guilherme revelou que a expectativa da Unico é a de bater um bilhão de transações com a utilização do IDUnico. “É um volume substancialmente maior do que a gente tem hoje”, destaca o executivo, sem abrir números da companhia.
Novos clientes
O novo produto, contudo, representa para a Unico também uma forma de atrair clientes antes inacessíveis pelo modelo de autenticação probabilística. “Empresas como telcos e empresas aéreas não trabalham com o racional do score. Elas precisam saber de forma binária se o acesso está sendo feito por um cliente, ou não”, frisa. “Agora estamos ativamente mostrando isso no mercado, para que possamos convencer e trazer estes clientes”, avalia.
Com o IDUnico, a companhia passa a contar com três principais produtos no mercado. O carro-chefe ainda é a sua solução de lançamento, o Unico Check que, de 2018 a setembro de 2023, autenticou mais de 735 milhões de transações, contando com quatro dos cinco maiores bancos do país e nove dos dez maiores varejistas como usuários.
A solução do meio foi lançada há poucos. O IDPay foi o meio do caminho entre o Check e IDUnico, em que o modelo probabilístico ainda é empregado, mas com um foco maior em transações e clientes de varejo. “Investimos milhões de reais durante mais de um ano para termos uma base de identidades autenticadas com segurança, privacidade e 100% de precisão. É essa base que usamos para o Unico IDPay e agora para o IDUnico. O IDUnico é uma evolução do IDPay”, comenta Guilherme.
Agora com a nova solução no mercado, a Unico deve intensificar seus esforços tanto para o upsell junto a clientes já existentes, especialmente grandes bancos, como também a busca por grandes companhias que ainda não tem a tecnologia da IDtech para checar os acessos de clientes.
“Vamos seguir com a estratégia que usamos no IDPay, integrando com parceiros grandes, adquirentes, grandes varejstas e bancos. A gente entende que o nosso produto é um produto de volume, pois os desafios dos clientes em autenticação está realcionado à volume. São essas as empresas com qual temos aderência”, finaliza.