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Inbound Marketing – o que é e como ele revolucionou o marketing digital.

Você quer que sua startup seja encontrada por seu público-alvo sem precisar investir uma quantia enorme em anúncios? Se a resposta for sim, então a melhor solução é conhecer a estratégia de Inbound Marketing e passar a usá-la no dia a dia da sua empresa. 

Já que no começo, é comum que poucas pessoas conheçam sua marca e confiem no seu produto. Porém, se você conseguir se posicionar como especialista em seu segmento e oferecer informações relevantes, aos poucos, você pode ganhar o reconhecimento dos usuários e passar a ser visto como uma autoridade. 

Outro fator que faz do Inbound Marketing a melhor opção para sua startup é que ele pode custar 62% menos que as estratégias de Marketing Tradicional. Além disso, ele colabora na criação de relações mais duradouras. Já que 70% das pessoas dizem se sentir mais próximas das marcas depois de consumir seu marketing de conteúdo.

Ao longo desse texto você vai entender como essa estratégia funciona e como você pode aplicá-la em sua startup.

O que é Inbound Marketing 

A era digital tem evoluído, assim como os hábitos de consumo dos clientes. Hoje, durante o processo de compra, seja de um produto ou a assinatura de um serviço, o mais comum é que o primeiro passo dessa jornada comece com uma pesquisa na internet. E ao contrário do que se possa imaginar, o hábito de buscar informações online não está presente apenas entre o público B2C. Ou seja, o consumidor final. Mas, também entre o segmento B2B. 

Na verdade, 89% de quem precisa contratar um serviço para sua empresa utiliza a pesquisa online no seu processo de decisão. Sendo, ainda, que 12 é a média de pesquisas feitas antes que haja uma primeira interação com o site de alguma marca.

Isso quer dizer que a sua startup precisa investir em uma presença online. 

O Inbound Marketing é uma metodologia de negócio que foca na atração de clientes por meio de conteúdo relevante e útil. Além de proporcionar interações e experiências personalizadas desde o primeiro contato até mesmo depois de uma venda. Essa metodologia funciona como um fuzil.

inbound marketing startups
O funil clássico do Inbound Marketing.

Sua startup deve criar conteúdos que sejam capazes de criar uma identificação com seus stakeholders. Como, por exemplo, os desafios encontrados no dia a dia para realizar alguma tarefa. Depois, é oferecida uma possível solução. Essa metodologia pode ser uma grande aliada na estratégia de lançamento de uma startup (especialmente na fase do MVP).

Mas, é importante dizer que o Inbound Marketing não se limita apenas a atrair visitantes para o seu site. Pois isso não é suficiente para criar relações entre sua startup e seus consumidores. Então é necessário continuar a ajudá-los e capacitá-los mesmo depois que eles se tornarem clientes.

Metodologia do Inbound Marketing 

A estratégia de Inbound Marketing pode envolver diferentes canais e tipos de conteúdo para atrair consumidores para o seu site. O importante é que todos façam parte de um planejamento e se complementem entre si. 

“O Inbound Marketing é uma metodologia de negócio que foca na atração de clientes por meio de conteúdo relevante e útil”

Para isso, existem três principais etapas em Inbound Marketing que constituem a jornada do usuário e que você deve levar em consideração na hora de definir os temas e canais que serão utilizados para atingir os números desejados.

Elas são: atração, conversão, encantamento.

1. Atração

Nessa primeira etapa da metodologia de Inbound Marketing o objetivo é atrair consumidores. Para que, assim, sua startup seja encontrada pelas pessoas e passe a ser conhecida em seu segmento. 

Porém, não se trata de atrair qualquer pessoa. Mas, sim, as pessoas certas, também conhecido como tráfego qualificado. Isso quer dizer que são usuários interessados em seu segmento, que possuem um problema que sua empresa é capaz de solucionar por meio de seus produtos. São possíveis oportunidades de vendas no futuro.

Para a etapa de atração você pode investir em conteúdos como:

Blog  

Uma ferramenta essencial para criar uma estratégia de Inbound Marketing. Pois seu conceito está baseado em conteúdo. Além de ser uma forma fácil e barata de expor suas ideias ao mercado.

Além disso, por meio de um blog você pode separar seu conteúdo por segmento, divulgar eventos e notícias que sua startup esteja envolvida e capturar leads para sua newsletter.

Mídias sociais 

Outros canais que fazem parte do Inbound Marketing são as mídias sociais como Twitter, Instagram, Facebook, LinkedIn e até mesmo o WhatsApp tem ganhado espaço entre esses meios. Se você faz marketing para academia, as mídias sociais são grandes aliadas, por exemplo.

Uma das grandes vantagens é que essas redes já estão presente na vida da maior parte das pessoas hoje em dia. Com isso, é possível criar um canal de comunicação direto e tornar sua relação com os clientes futuros e já clientes muito mais próxima. 

Vídeos 

A demanda por conteúdo em vídeo cresceu muito nos últimos tempos. Principalmente pela forte presença do YouTube. Criar um canal e compartilhar seu conhecimento é fácil e barato por esse meio.  

Infográficos e E-books

Por meio de um infográfico você pode compartilhar visualmente dados importantes de mercado que são interessantes para o seu público. Além de informações relevantes ou mesmo dicas para um determinado problema.

Já o e-book permite que você explore temas com mais profundidade e compartilhe insights para potenciais consumidores. 

Casos de sucesso 

Nada melhor para mostrar como o seu produto funciona na prática. Os casos de sucesso permitem que você entreviste um cliente e que ele explique como a sua startup ajudou a solucionar um problema. Você pode criar casos de sucesso em texto e divulgar no seu blog ou mesmo por vídeo. Eles ajudam a fortalecer sua marca e gerar credibilidade para seu produto ou serviço.

Além dessas opções que citamos acima, o podcast também é outra maneira popular para tornar sua startup conhecida em seu segmento.

2. Conversão

Depois de conhecer sua empresa na primeira etapa, agora chegou a hora de tornar essas pessoas em leads, ou seja, potenciais clientes. Assim, ao adquirir mais informações sobre elas, você pode estreitar a relação e pensar em soluções personalizadas.

Entre as opções de Inbound Marketing para essa etapa estão:

Landing Pages

Que são páginas, normalmente, para ofertar um conteúdo gratuito (como e-books). Elas possuem um formulário para que você colha informações do seu potencial cliente e possa usá-las para entregar uma comunicação personalizada no futuro.

CTA

Ou call-to-action, são chamadas que devem possuir uma linguagem persuasiva. Elas são usadas para convencer o visitante a tomar uma ação, como fornecer suas informações em troca do material ofertado (webinars ou e-books).

Webinars

Eles funcionam como uma aula gratuita (ou não) online, em que um tema é discutido e são oferecidas dicas de como solucionar algo ou melhorar a usabilidade. Webinars são uma ótima opção para converter mais usuários em leads e posicionar sua marca como autoridade.

Além da opção virtual, se preferir, você também pode ofertar eventos presenciais para um número determinado de participantes e utilizar landing pages para captar as informações dos interessados.

3. Encantamento

A última principal etapa da metodologia do Inbound Marketing é chamada de encantamento. Ela tem foco no pós-venda. Ou seja, o principal objetivo por meio dessa estratégia de marketing foi atingido. Mas agora é preciso criar uma relação duradoura com seus clientes para que eles enxerguem valor em seu produto e queiram continuar com você.

Entre as práticas que você pode utilizar para encantar estão:

Base de conhecimento

A ideia de uma base de conhecimento, também conhecida como FAQ (perguntas frequentes) é uma boa ferramenta para empoderar seus mais novos clientes. Já que se ela for bem construída permite que, diante de uma dúvida, eles possam obter respostas com agilidade, sem depender de ligações ou precisar esperar respostas por e-mail.

Além de dúvidas, sua base de conhecimento também pode servir como um canal em que são oferecidas dicas para potencializar o uso das funcionalidades do seu produto. E, por fim, se tornar um canal de sugestões. 

Sucesso do Cliente 

Mais conhecido pelo seu nome em inglês Customer Success, essa área é fundamental para ajudar o cliente em seus primeiros passos. Oferecendo treinamento de sua ferramenta e um acompanhamento ativo.

SEO e buyer persona 

Duas importantes ferramentas que fazem parte da estratégia de Inbound Marketing são Search Engine Optimization e buyer persona. Elas vão ajudar a tornar seu conteúdo mais relevante para quem interessa, além de facilitar que ele seja encontrado.

SEO

Como a estratégia do Inbound Marketing está pautada no ambiente virtual, investir em técnicas de SEO vai permitir que seu conteúdo ganhe uma melhor posição nos buscadores. E, consequentemente, atraia mais visitantes para o seu blog ou site.

Entre as principais técnicas estão:

  • Trabalhar palavras-chave;
  • Construir link building;
  • Personalizar a URL das páginas;
  • Incluir alt text na descrição das imagens;

Se você ainda não entende muito bem de SEO, vale a pena fazer pesquisas ou mesmo investir em um curso. Pois ele é peça fundamental do Inbound Marketing.

Buyer Persona

Durante todo o texto nós falamos que Inbound Marketing está relacionado com atrair as pessoas certas. Mas, como você pode conseguir criar conteúdo relevante se você não conhecer o perfil dos seus “clientes ideais”?

É, por isso, que o conceito de buyer persona é outra técnica essencial nesse tipo de estratégia de Marketing. A ideia é criar perfis imaginários que representam seus stakeholders.

Porém, embora eles sejam fictícios, para funcionar bem, você deve se basear em dados reais. Ou seja, depois de levantar as principais dores de seus clientes, suas dificuldades, o que eles buscam e até mesmo dados mais pessoais como marcas que utilizam, por exemplo. 

Você será capaz de criar conteúdos personalizados que tenham também a linguagem ideal para atrair seu público-alvo.  

Inbound Marketing x Outbound Marketing: diferenças.

O Outbound Marketing, também chamado de Marketing Tradicional, se refere aos meios utilizados há muito tempo para divulgar marcas e produtos. Você certamente os conhece bem, são os anúncios em televisão, rádio, em impressos ou mesmo por meio de e-mail de venda.

O Marketing Tradicional tem como principal característica a interrupção. Ou seja, a pessoa está fazendo algo do seu interesse e é interrompida, por exemplo, por algum anúncio que apresente um produto. A ideia é tentar despertar uma necessidade que talvez ela nem mesmo tenha.

Outro ponto dessa abordagem de marketing é que a mensagem é compartilhada com um alto número de pessoas, na tentativa de atingir seu público-alvo. Já o Inbound Marketing tem como princípio a personalização. 

Principais diferenças entre inbound e outbound

Inbound Marketing:

  • Criação de conteúdo para as necessidades do cliente;
  • Utilização de vídeos, blogs, redes sociais, e-books etc para transmitir a mensagem;
  • É o cliente que busca o conteúdo, por isso é um marketing de “permissão”, além de oferecer comunicação bilateral;

Outbound Marketing:

  • Criação de campanhas pagas com a intenção de capturar a atenção de possíveis clientes; 
  • Utilização de mídia impressa, anúncios na TV, e-mail de vendas etc são utilizados como meios de comunicação;
  • Funciona no modelo de interrupção, ou seja, o cliente não escolhe assistir a propaganda. Além da comunicação ser unilateral.

Ferramentas de Inbound Marketing para startups

Existem diversas ferramentas disponíveis, até mesmo gratuitas, que podem ajudar a deixar sua estratégia de Inbound Marketing bem estruturada e eficaz. 

Algumas delas são:

Palavras-chave

Na hora de encontrar a palavra perfeita para trabalhar em seu conteúdo, você pode utilizar o Semrush ou o Keyword Planner, do Google. 

Criação de blog

O WordPress é uma das ferramentas mais populares para a criação de blog, mesmo empresariais. O motivo é que ele é super fácil de utilizar, mesmo por quem entende zero de programação. 

E se você precisar encontrar um tema profissional e personalizável, o Envato Marketing é uma boa opção.  

Automação de marketing

Automatizar processos repetitivos é uma ótima maneira de manter sua estratégia de Inbound Marketing funcionando, sem precisar se preocupar a todo momento com cada detalhe. 

Para isso, você pode contar com ferramentas como:

Métricas 

Para acompanhar os dados e resultados de sua estratégia, o Google Analytics é uma opção gratuita e com diversos recursos. Seja para quem está começando ou mesmo experts no assunto. 

Inbound Marketing na prática 

Quais empresas servem de exemplo, usando inbound marketing e marketing de conteúdo? Fiz uma listinha aqui.

Salesforce 

Um dos principais nomes do segmento SaaS, a Salesforce tem utilizado a estratégia de Inbound Marketing para criar a jornada de seus clientes. 

A empresa tem investido em otimizar seu conteúdo para buscadores, artigos em blogs e presença nas redes sociais para atrair potenciais clientes. 

Segundo o site Mashable, depois de implementar a estratégia de Inbound Marketing, a empresa conseguiu aumentar cerca de 80% o número de visitas em seu site e conseguiu a marca de 10 mil downloads em conteúdos como e-book.  

Hubspot

A Hubspot é um dos nomes mais respeitados quando o assunto é Inbound Marketing. Além deles oferecerem uma ferramenta com os recursos necessários para toda automação de Marketing, eles também fazem a lição de casa. O blog da empresa é cheio de conteúdo relevante, para todas as etapas de Inbound Marketing que citamos nesse texto, tem estudos de caso, e-books, cursos e uma forte presença nas redes sociais, um verdadeiro exemplo.

Inclusive, eles oferecem uma formação gratuita em Inbound Marketing que vai permitir que você mergulhe no fluxo dessa metodologia. 

Vindi

A Vindi, uma das maiores plataformas de pagamento brasileira, é um exemplo de startup que apostou no Inbound Marketing desde sua criação. Além do seu blog que é recheado de conteúdo relevante para toda as etapas da jornada do cliente, a empresa também aposta em e-books, eventos temáticos e uma equipe de Sucesso do Cliente para o pós-venda. 

Se você quer escalar sua startup, tornar-se autoridade no seu segmento e, ainda, criar relações duradouras com seus clientes. Então, agora você sabe um dos segredos, invista em Inbound Marketing.