O Grupo Safira, um dos principais players do ecossistema de energia do país, anunciou recentemente o lançamento do ePlus, seu programa de inovação aberta que busca agregar valor em toda a cadeia de energia a partir da interação com startups, empresas consolidadas, instituições acadêmicas e órgãos de fomento.
A iniciativa tem o objetivo de incentivar a cocriação e o fomento de soluções para áreas estratégicas como eletromobilidade, armazenamento inteligente de energia, hidrogênio verde, dados, energia maremotriz, backup de energia ESG e mercado de carbono.
“A inovação aberta não é tão comum no mercado de energia, em que ainda há predominância de uma inovação fechada e muito baseada no dinheiro público. Normalmente, não há uma estratégia de cocriação e geração de valor para todo um ecossistema”, afirma Fabio Zoppi, Head de Inovação & Corporate Venture do Grupo Safira, em conversa com o Startups. “O ePlus nasce não apenas para nos ajudar a solucionar desafios de negócio, mas também para gerar valor para as startups, permitindo que elas se sintam confortáveis em trabalhar conosco e avançarmos juntos”, acrescenta.
A proposta é ir além da colaboração e ajudar as comunidades de startups a superar os desafios do dia a dia, oferecendo soluções práticas e efetivas. O programa oferece sessões de mentoria, trilhas de aceleração, suporte em conhecimentos técnicos a empreendedores, visibilidade de marca, conexões com o mercado, elaboração de provas de conceito (POCs) e apoio por meio de órgãos governamentais como FINEP, EMBRAPII e Fundações de Amparo à Pesquisa e Inovação estaduais para acessar recursos financeiros direcionados à inovação.
Além de validar novas propostas de valor e modelos de negócio junto ao mercado, o Grupo pode oferecer financiamento às startups por meio do seu corporate venture capital – Safira Ventures – para startups que possuam sinergia aos desafios de negócios do Grupo. “O ePlus é uma plataforma de trabalho vasto para acesso ao mercado e também complementariedade de capital intelectual, com possibilidades de cocriação com os mais variadores atores dos ecossistemas de inovação e empreendedorismo”, destaca Fabio.
O CEO do Grupo Safira, Mikio Kawai Jr., explica que a companhia vem se distanciando do mercado de commodities para ser cada vez mais uma empresa de asset light com foco em inovação aberta. “O ePlus posiciona a Safira como uma interseção entre o ecossistema de inovação e o de energia”, pontua. “Muitas vezes, a gente se torna um cliente da startup ou desenvolve soluções em conjunto para incrementar processos internos.”
Gerando valor
Iniciado em 2022, o ePlus já realizou provas de conceito em parceria com a startup Weble, de locação de veículos elétricos projetados para motoristas de aplicativo, e a GreenV, especializada em infraestrutura de recargas e tecnologias inteligentes de mobilidade elétrica. O projeto baseou-se na entrega de energia elétrica as a service, proveniente de fontes renováveis, com preços competitivos e modelo replicável. A solução está em processo de validação com motoristas e veículos das empresas parceiras.
Além disso, o Grupo está desenvolvendo uma plataforma integrada com foco na experiência dos clientes do mercado de energia B2B, B2C e B2B2C, com o objetivo de conectar o gerador e o consumidor a partir de uma solução completa e customizável. Há também projetos em desenvolvimento com startups que ressignificam baterias automotivas para outros usos e com foco no armazenamento de energia off-grid, ou seja, desconectada da rede elétrica.
Outra iniciativa visa a geração de hidrogênio verde (H2V) como produto principal e a de ureia e amônia como produtos complementares. Atualmente, o Grupo Safira tem cerca de 13 startups no pipeline aguardando a definição de prazos, proposta de valor e modelo de negócios para suas respectivas provas de conceito.