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Com 103 anos de idade, a Lupo se considera uma “jovem empresa brasileira”. A companhia, referência no mercado têxtil brasileiro, considera a inovação um dos segredos para a sua longevidade, e está estruturando o seu relacionamento com startups com o recém-lançado LupoLab, hub de inovação criado para fomentar a economia criativa, formar novos talentos e impulsionar o desenvolvimento tecnológico.

Situado em Araraquara, no interior de São Paulo, o espaço de 750m² será palco de startups que desejam desenvolver suas soluções inovadoras e promover a geração de negócios. Segundo Evandro Forte, diretor de TI da Lupo, a expectativa é receber companhias de diversos setores, com foco em tecnologia da informação, área têxtil e biotecnologia, além de players que contribuam para a geração de novos modelos de negócios.

“A Lupo sempre foi a favor da inovação. A mentalidade das startups nos ajuda a melhorar cada vez mais. Estar próximo deste ecossistema significa nos conectar a tudo que é mais novo no mercado em termos de tecnologia, ideias e pessoas”, afirma Evandro Forte, diretor de TI da Lupo, em entrevista ao Startups.

As soluções desenvolvidas no LupoLab estarão disponíveis para todo o mercado – embora a Lupo, naturalmente, acabe ficando de olho primeiro. “Não é algo exclusivo da Lupo. Criamos o hub para fomentar a tecnologia e o ecossistema da região, com soluções abertas para nós, mas também para o mercado”, pontua.

O executivo conta que a virada de chave da Lupo para o relacionamento com startups ocorreu em 2020, a partir de uma demanda interna da fabricante de meias, roupas íntimas e moda esportiva. “Queríamos implementar um sistema novo nas nossas lojas, mas não encontramos um produto que atendesse às nossas necessidades. Então, decidimos criar a nossa própria solução”, conta. Batizada de LLI9, a startup da Lupo desenvolveu um sistema de gestão (ERP) para administrar as mais de 800 lojas da companhia.

A LLI9 é, justamente, a primeira empresa a integrar o LupoLab. “Já temos algumas empresas de fora se preparando para entrar no hub. Os próximos meses serão bem movimentados”, antecipa. Como principais desafios internos da Lupo, o executivo cita os investimentos internos em inteligência artificial generativa, que já vem sendo desenvolvida internamente pela companhia e pode contar com um empurrãozinho das startups.

A criação do LupoLab foi anunciada em 2022 e, agora, abre as portas no Shopping Lupo,  no local onde funcionou a antiga Rádio Cultura de Araraquara (SP) e abrigou a primeira fábrica da marca. No hub também está sendo realizado o Projeto Mentes Brilhantes, iniciativa do Grupo Lupo criada em 2023 para capacitar jovens a partir de 16 anos em situação de vulnerabilidade. No ano passado, o projeto formou 26 estudantes em Tecnologia da Informação (TI), nas áreas de programação e coding. Agora, a meta é capacitar mais de 75 jovens na segunda turma do projeto, de forma gratuita.

LupoLab
LupoLab (Foto: Divulgação)

Um novo polo de inovação

O LupoLab é gerenciado pelo Onovolab, ecossistema de inovação que atua de forma independente e possui hubs instalados em São Carlos e Indaiatuba. “É muito importante estar conectado com algo que já é um sucesso”, afirma Evandro. “Até poderíamos gerenciar o hub do zero, mas temos a oportunidade de fazer isso com quem que já passou por este processo, conhece as dores e está muito mais avançado do que nós. Trazer alguém como o Onovolab para o projeto nos permite acelerar mais rapidamente”, explica o executivo.

Com a parceria, o LupoLab já nasce conectado a toda a rede Onovolab. “Estar próximo de várias outras empresas nos permite saber o que acontece no mercado todo ao mesmo tempo. Para nós e para os empreendedores, é uma grande oportunidade de conhecimento networking – não só na área têxtil, mas em vários outros segmentos”, destaca Evandro.

A expectativa é que o hub impulsione o ecossistema de inovação em Araraquara, atraindo talentos tecnológicos para a região e fomentando o empreendedorismo fora do eixo das capitais Rio-São Paulo. “O interior, infelizmente, ainda tem menos iniciativas com este olhar. Queremos dar o espaço e os recursos para que os talentos fiquem aqui, as empresas se desenvolvam e, assim, a gente torne o interior mais tecnológico”, diz o executivo.

O LupoLab abre as portas com 124 posições disponíveis. Os cargos serão distribuídos entre colaboradores da Lupo, estudantes e empreendedores. O intuito é fortalecer os players locais e dar oportunidade a negócios inovadores com potencial de escala nacional e global.

Segundo Evandro, a Lupo não descarta possibilidades de M&A ou de investimento em startups, embora não existe planos para isso neste momento.

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