fbpx
 
Compartilhe

Alô, foliões! Essa é para vocês. O Carnaval é uma festa conhecida em todo o mundo por sua energia contagiante, cores vibrantes e músicas clássicas que não podem faltar. Com o mundo cada vez mais conectado em que vivemos, a inovação não apenas acompanha a folia, mas também a impulsiona, e pode ser grande aliada para tornar essa celebração ainda mais inesquecível.

Seja para encontrar os melhores blocos de rua, aumentar a sua segurança, aliviar a ressaca ou até mesmo encontrar um banheiro pertinho para não ter que sair da festa, a tecnologia se tornou indispensável para os foliões modernos.

Neste guia de sobrevivência tecnológico, o Startups traz algumas dicas úteis e práticas para aproveitar ao máximo o Carnaval, seja você um veterano folião ou um estreante na festa. Confira a seguir:

Solução “anti-ressaca”

Novvo
Novvo (Foto: Divulgação)

A história da Novvo começa depois de uma noitada daquelas de Felipe Rebelatto, quando, para sua surpresa, acordou no dia seguinte com a sensação de bem-estar ao invés da já esperada dor de cabeça. Curioso, decidiu investigar o que tinha feito de diferente para acordar tão disposto naquele dia pós-festa.

Depois de uma série de estudos e testes com especialistas para entender o processo fisiológico do organismo, ele encontrou uma fórmula de biotecnologia que atua absorvendo e neutralizando boa parte do acetaldeído em circulação no organismo. A substância, que se forma quando o fígado metaboliza o álcool ingerido, tem um efeito tóxico e de curta duração, causando mal-estar, cansaço e dor de cabeça – ou, popularmente, a famosa ressaca.

Assim, ele criou o Novvo, pré-drink desenvolvido para combater o efeito tóxico do álcool no corpo, reduzindo a sensação de mal-estar do dia seguinte. O suplemento alimentar em cápsula promete reduzir significativamente os sintomas da ingestão de álcool como dor de estômago (-68%), dor de cabeça (-68%), náusea (-66%), cansaço (-65%), falta de concentração (-65%), tontura (-59%) e sede (-53%). Para fazer efeito, o consumidor deve tomar três pílulas do Novvo Pré Drink antes de ingerir bebida alcoólica.

Desde o lançamento em 2022, a startup vendeu mais de 110 mil doses e, no ano passado, conquistou o seu registro de patente. A formulação do Novvo inclui vitaminas antioxidantes e possui nos ingredientes apenas componentes naturais e veganos. Segundo a companhia, o produto também auxilia na produção de glutationa, um antioxidante que ajuda a retomar os níveis ideais de nutrientes do organismo. Além disso, estimula a eficiência do sistema imunológico, reduz a absorção de gordura e auxilia na formação do colágeno.

Carnaval de Rua

Blocos de Rua
Fabio Frazão, fundador do Blocos de Rua (Foto: Eduardo Euksuzian)

Já ouviu falar em Carnaval Tech? Pois é. O Blocos de Rua é hoje a maior plataforma de conteúdo de Carnaval de rua do Brasil, criada para ajudar os foliões a encontrarem celebrações nas principais regiões do país. O site reúne uma agenda completa de blocos de rua em 10 cidades – São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Florianópolis, Recife, Olinda, Brasília, Porto Alegre e Fortaleza.

A programação é dividida em datas e bairros de cada município, além de apresentar informações úteis como o horário, endereço e preço para participar da folia (com opções pagas e outras gratuitas), além de uma breve descrição sobre cada bloco de rua. As opções são para todas as idades, desde bloquinhos infantis e para toda a família a blocos para jovens e adultos.

Em apenas quatro anos, a audiência do site saltou de 100 mil para 4,6 milhões de usuários. O sucesso atraiu grandes marcas como Brahma, Cheetos, 99, Beats, Mercado Pago, iFood, entre outras. Contando com uma equipe de jornalismo especializada, a empresa tornou-se fornecedora de conteúdo para o Google Brasil, quando se trata de Carnaval, apurando e organizando os milhares de eventos que acontecem por ano relacionados à festa popular.

Além da plataforma web, o Blocos de Rua está disponível em um aplicativo gratuito para Android e iOS. O app já soma mais de 900 mil downloads em todo o país. Segundo o empreendedor Fabio Frazão, que idealizou a plataforma em 2017, a expectativa é que em 2024 o Blocos de Rua registre o seu maior ano em faturamento em audiência. O projeto é desenvolvido pela mexeri.ca, empresa especializada em growth e produtos digitais.

Celular protegido

Celular Seguro
Celular Seguro (Foto: Canva)

Celular Seguro é um aplicativo que permite bloquear smartphones, apps bancários e a linha telefônica em caso de perda, roubo ou furto do aparelho, e permite que o usuário preste denúncia com agilidade. Lançada há cerca de dois meses pelo governo federal, a plataforma visa ampliar a segurança dos telefones e dados pessoais dos usuários, e está disponível para uso no formato web ou no Android e iOS.

Para cadastrar o celular, é necessário fazer o login com a mesma conta utilizada no site gov.br. Cada usuário poderá indicar pessoas de confiança, que poderão efetuar os bloqueios do aparelho caso o titular tenha o celular roubado, furtado ou extraviado. Caso ocorra alguma situação de roubo, perda ou furto do seu aparelho, você ou a pessoa de confiança indicada, poderá criar uma ocorrência por meio do site ou aplicativo.

Segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, o serviço já tem mais de 1 milhão de cadastros e mais de 750 mil dispositivos móveis conectados.

Mais informações aqui.

Cadê o banheiro?

Banheiro
Papel higiênico (Foto: Canva)

Está no meio da festança, mas deu aquela vontade de ir ao banheiro? O Flush pode ser a solução. Com base na localização do usuário, o app ajuda a encontrar banheiros públicos por perto, com instruções de como chegar a partir de uma integração com o Google Maps.

A plataforma indica se há uma taxa para utilizar o banheiro, se é necessário buscar a chave em alguma loja da região e se tem acessibilidade para pessoas com deficiência.

O app reúne mais de 200 mil sanitários cadastrados e está disponível para Android e iOS.

LEIA MAIS