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Depois de virar unicórnio em 2021, a Gupshup, plataforma global de engajamento conversacional, priorizou a expansão internacional das operações, incluindo na América Latina – região de crescimento mais rápido da companhia globalmente, fora da Índia, onde foi fundada. Hoje, o Brasil é o maior mercado da Gupshup na AL, seguido pelo México e Colômbia.

Por aqui, são mais de 2 mil parceiros e 30 mil pequenos negócios usando a plataforma. Globalmente, são 50 mil clientes em mais de 50 países. Segundo Beerud Sheth, co-fundador e CEO da empresa, a Gupshup tem crescido 100% de sua receita anual no Brasil, que representa ¼ da receita de toda a empresa, com grande potencial de configurar metade dos ganhos globais da plataforma futuramente.

Para ajudar no crescimento sustentável da operação no Brasil e na América Latina, Bruno Montoro, ex-Meta e head Latam da Gupshup há 1 ano, tem focado em estratégias para estabelecer o reconhecimento da marca na região, principalmente no segmento enterprise no Brasil e México. O principal objetivo da plataforma é fornecer conversas personalizadas bidirecionais em escala, ajudando clientes a alcançar seus objetivos de negócios.

“Trago da minha experiência de 10 anos na Meta uma visão bem clara de como o mercado funciona, dos principais desafios das empresas em relação à conversação com o consumidor. E nos últimos 3 anos, fiquei focado em evangelizar a WhatsApp Business Platform. Isso me permitiu trazer uma rica bagagem para poder focar no crescimento da operação e desenvolvimento de produtos da Gupshup”, afirma Bruno, em conversa com o Startups.

Bruno Montoro, head Latam da Gupshup (Foto: Divulgação)

Inteligência artificial impulsiona o negócio

O portfólio da Gupshup permite às empresas automatizarem seus casos de uso de marketing, comércio e suporte por meio dos principais canais de mensagens como WhatsApp, SMS, Instagram, Google RCs, entre outros. Segundo Bruno, a principal aposta para continuar a crescer no Brasil e na AL é o uso da inteligência artificial na plataforma.

“Nessa nova fase com a IA, a gente obriga os robôs a se comportarem mais como humanos. Então vemos isso como componente essencial da evolução da jornada de transformação digital de todas as empresas”, comenta o head Latam da Gupshup.

Este ano foi crucial para a Gupshup evoluir no mesmo ritmo da IA, com o lançamento de alguns produtos. No início de 2023, a empresa lançou a tecnologia AutoBuilder, em português e espanhol, ferramenta que usa o ChatGPT-3, da OpenAI, para construir chatbots automaticamente, adaptados às necessidades de empresas de diversos setores.

Poucos meses depois, chegou ao mercado o ACE LLM, uma família de domínios específicos com grandes modelos de linguagem – de 7 a 70 bilhões de parâmetros -, permitindo às empresas transformar de forma rápida e eficaz as experiências de conversação em vários estágios do ciclo de vida do cliente. Já nesta terça (17), a Gupshup anunciou a nova versão de sua plataforma de engajamento conversacional, com recursos que simplificam e automatizam a aquisição de clientes, a sua qualificação, o engajamento personalizado, o remarketing e o atendimento.

“No ano que vem pretendemos continuar investindo no crescimento da equipe no Brasil e no crescimento sustentável da operação no país e na América Latina. A emergência da inteligência artificial nos traz um mundo de oportunidades. É só o começo”, finaliza Bruno.

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