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Com 45 anos de história no mercado imobiliário brasileiro, a Tecnisa está retomando o seu Programa Fast Dating, rodada de negócios com o intuito de incentivar a economia local e encontrar startups inovadoras. Nesta edição, a Tecnisa procura ideias, produtos e serviços com foco em ESG (práticas ambientais, sociais e de governança), que atendam aos diferentes setores da empresa.

“A inovação faz parte do DNA da Tecnisa e é um diferencial da nossa marca. Os clientes reconhecem isto, o que acrescenta mais valor aos nossos produtos”, afirma o presidente da companhia, Fernando Perez, em entrevista ao Startups. Segundo o executivo, o mercado imobiliário avançou de forma significativa nos últimos anos em busca de inovação e iniciativas ESG. No entanto, ainda há um longo caminho a ser percorrido.

No Fast Dating, as startups têm 15 minutos para apresentar suas ideias e soluções, indicando de que forma elas podem ajudar a marca a crescer de forma responsável e sustentável. Após o pitch, o time da Tecnisa analisa os produtos e serviços, e escolhe quais deles serão implementados. Não há um número limite de startups ou projetos aprovados pela empresa, a diretriz é “Open Mind” (mente aberta) para inovação.

O programa foi lançado em 2011, uma época em que o próprio conceito de startup ainda era novidade no mercado brasileiro. Desde então, já foram realizadas 88 edições, com a participação de mais de 700 empresas inovadoras e 46 soluções implementadas pela Tecnisa. A iniciativa foi colocada em pausa durante a pandemia, e agora está sendo retomada ao longo do ano com eventos presenciais na sede da Tecnisa, em São Paulo.

Fernando Perez, presidente da Tecnisa
Fernando Perez, presidente da Tecnisa (Foto: Divulgação)

Geração de valor

No 1º encontro, realizado no dia 9 de maio, 14 startups se inscreveram para participar do Fast Dating. Oito delas foram escolhidas para apresentar os projetos no dia, e duas já foram pré-selecionadas para parcerias: UpLexis, de gestão de riscos e compliance; e Camargo Química, que conta com um serviço de sequestro de carbono.

“Vamos apoiar e acompanhar o desenvolvimento das soluções e, a partir disso, podemos investir como sócios ou contratar as startups como prestadoras de serviço”, explica. Outras três empresas estão na lista de negócios e parceiros em potencial. A 4Hábitos, empresa de gestão e utilização de resíduos; Abundance Brasil, negócio de crédito de carbono; e ImpulsoBeta, de gestão de diversidade. 

“O dinheiro na aplicação dos projetos já é, por si só, uma ótima vantagem para as startups que trabalharem com a Tecnisa, mas os benefícios vão além. Elas aprendem muito conosco, por sermos uma companhia grande com governança e executivos gabaritados. É uma oportunidade de intercâmbio de aprendizados com uma empresa de excelência e reconhecimento no mercado”, pontua Fernando.

O Fast Dating é hoje a principal estratégia de relacionamento da Tecnisa com startups, embora a companhia tenha outras iniciativas para promover inovação internamente – que Fernando mantém em sigilo por questões estratégicas. A expectativa é realizar pelo menos cinco encontros do Fast Dating este ano, chegando a uma média de 10 a 15 projetos incorporados ao fim do processo.

Segundo o executivo, no momento não há perspectiva de criar um fundo formal de corporate venture capital para investir em startups. “Colocamos os aportes no nosso orçamento e analisamos e incorporamos os projetos que entendemos fazer mais sentido para a companhia. Por ora, não pensamos como o BTG Pactual, Natura ou outras empresas [que já possuem seus próprios veículos de investimento em startups]. Não estamos nesse estágios”, finaliza Fernando.

As startups interessadas em participar do Fast Dating devem se inscrever neste link.

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