A Visa, em parceria com a Symbiotic e a Ingresse, acabam de anunciar uma nova solução de pagamento online, desenvolvida com base no Tap to Phone para aprimorar a experiência dos usuários e aumentar a segurança das compras no e-commerce. Batizado de Ingresse Tap, o método de pagamento permite que os consumidores façam compras no site da Ingresse aproximando o cartão de débito, pré-pago ou crédito Visa em seu próprio celular.
Na prática, o que a tecnologia faz é transformar o celular na própria maquininha. Ao invés do consumidor ter que ir até a loja para passar o cartão na maquininha ou, mesmo estando em casa, ter que digitar todos os dados do cartão para fazer compras virtuais, ele pode simplesmente encostar o cartão no smartphone e efetuar a compra instantaneamente. Segundo as empresas, a solução oferece segurança na hora das compras online e busca tornar o processo mais rápido e intuitivo.
“A solução dá todo o empoderamento para o consumidor fazer a transação imediatamente. A Visa está muito feliz em colocar mais essa conveniência no mercado, e vamos impulsioná-la com bastante força”, afirma Fernando Pantaleão, Vice-Presidente de Vendas e Soluções para Varejo da Visa do Brasil, em conversa exclusiva com jornalistas realizada nesta quarta-feira (31). De acordo com o executivo, a solução traz para o mundo online a experiência de pagamento que os consumidores já estão acostumados em suas compras presenciais com a maquininha de cartão, tornando os pagamentos de compras online muito mais rápidos e simples, e com a mesma segurança e taxas de conversão existentes no pagamento presencial.
A tecnologia chega ao mercado inicialmente para aparelhos Android, mas com previsão de lançamento no iOS muito em breve. Neste primeiro momento, a solução está disponível apenas na Blacktag, ticketeira do Grupo Ingresse, e será expandida para os demais eventos da Ingresse gradativamente.
A estratégia por trás
Segundo Fernando, a estratégia da Visa não é trabalhar em exclusividade com a Ingresse, e sim disponibilizar a solução para outros parceiros do mercado. “Estamos com uma ótima parceria com a Ingresse, que vai liderar esse movimento conosco, mas nossa equipe está pronta para escalar para outros parceiros e levar a solução para outras plataformas e comércios online”, pontua. O executivo também antecipa que este será um movimento regional. “A estratégia não é só para o Brasil. Certamente, será ampliada para a América Latina”, antecipa.
Ele explica os motivos que levaram a Visa a decidir iniciar esse movimento em terras brasileiras. “É um ambiente propício para este tipo de solução, pois há um ecossistema com um certo nível de fraude, e o Ingresse Tap traz mais segurança. Além disso, o Brasil é um mercado de early adopters, com consumidores que gostam de tecnologia. A tecnologia contactless (por aproximação) e o Tap To Phone da Visa estão bem penetrados no mercado brasileiro, criando um ecossistema propício para a nova solução escalar”, afirma.
Gabriel Nicola, Head de Pagamentos na Ingresse, compartilha um raciocínio semelhante. “O Brasil sempre foi um país importante para o mercado de pagamentos, e bastante desenvolvido nesse sentido. Além disso, é um ecossistema que demanda muitas tecnologias e aplicações de segurança. Como Ingresse, enxergamos isso como uma oportunidade de criar micro ecossistemas – nesse caso, os eventos – para testar a nova tecnologia, testando com um grupo para entender na prática como vai funcionar”, destaca.
Javier Chacón Rivera, CEO da Symbiotic, já enxerga um potencial para que a tecnologia seja aplicada nos mais variados tipos de compra, incluindo as compras de supermercado online e varejo. “A Symbiotic tem orgulho de ser parceira nesta iniciativa que pode ajudar empresas e clientes a adotar formas novas e fáceis de efetuar pagamentos. Nosso foco é tornar as transações mais simples para todos, em que o pagamento é tão fácil quanto tocar e pagar com o próprio celular, seja de casa ou onde você estiver. Este piloto será uma grande iniciativa que permitirá trazer a próxima era do pagamento contactless para as transações online por meio da realização de pagamento por telefone”, pontua.
Concorrentes ou complementares?
Com a tecnologia de pagamento por aproximação do cartão no celular, a pergunta que fica é: será esse o início do fim das maquininhas? Para os executivos, a resposta é, provavelmente, não. “Não vejo a extinção das maquininhas. O consumidor ainda terá a opção de fazer compras no e-commerce da maneira tradicional; o que estamos fazendo é introduzir uma nova forma de compra . Se a pessoa preferir assim e se sentir mais segura, terá essa opção. ‘Extinção’ é uma palavra forte”, avalia Gabriel Nicola, da Ingresse.
Outra questão importante para pensar é de que forma o novo método de pagamento deve impactar as transações por Pix. De acordo com Fernando Pantaleão, da Visa, a proposta não é competir, e sim complementar. “A gente olha o Pix como oportunidade. O Pix trouxe uma digitalização muito acelerada para o mercado e acaba contribuindo para um comportamento do consumidor mais próximo do digital – o que nos ajuda a implementar soluções complementares. Se quiser encarar o Tap to Phone como um concorrente do Pix, pode encarar, porque é mais um método de pagamento. No entanto, na nossa percepção, é uma complementaridade para o usuário, trazendo para ele mais uma opção de transação simples e inclusão digital”, considera.
“Esse lançamento traz uma mudança na perspectiva tecnológica, já que traz o pagamento sem contato para o mundo do comércio eletrônico. A solução tem potencial para acelerar o uso do débito em compras virtuais, permitindo que mais brasileiros realizem pagamentos de forma digital, além de oferecer uma experiência de usuário mais moderna e intuitiva. Do lado do varejo, a inovação permite atrair mais clientes e melhorar a segurança das transações online, reduzindo fraudes”, conclui Fernando.